Rádio Conexão Católica

Bento XVI, Obama, Putin: os parabéns a Francisco

Bento XVI, Obama, Putin e o Prêmio Nobel da Paz Juan Manuel Santos: estas são algumas das personalidades que enviaram suas felicitações ao Papa Francisco por ocasião de seus 80 anos.

Depois de receber os parabéns de oito sem-teto no Vaticano, Francisco ouviu os votos do Colégio Cardinalício em nome do decano, Card. Angelo Sodano.  “Nós hoje nos reunimos e lhe dizemos em coro: ‘Ad multos annos’! (por muitos anos)”.

De acordo com o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, Bento XVI também enviou “por escrito” suas felicitações e três presentes, recebidos “como três sinais muito significativos e pessoais para ambos”. À tarde, o Papa emérito ligou pessoalmente para Francisco.

O mesmo fez o recém-nomeado Primeiro-Ministro, Paulo Gentiloni. O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, deu os parabéns em nome de todo o povo italiano. O ex-premiê Silvio Berlusconi, coetâneo de Bergoglio, também enviou suas felicitações.

O Presidente colombiano e Prêmio Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, fez os votos pessoalmente, ao ser recebido pelo Pontífice no Vaticano na sexta-feira (16/12).

Da Rússia, o Presidente Vladimir Putin desejou a Francisco saúde e êxito em sua “nobre e responsável missão”. E destacou os esforços do Pontífice para melhorar as relações entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa.

Já o mandatário estadunidense, Barack Obama, enalteceu as palavras e as obras do Papa, que “inspirou inúmeras pessoas em todo o mundo com uma mensagem de compaixão, esperança e paz”. Obama agradeceu ainda pelo “inestimável apoio” que Francisco ofereceu no processo de normalização das relações entre Estados Unidos e Cuba, iniciado dois anos atrás.

Ecumenismo

Expoentes cristãos também se manifestaram. O Patriarca Kirill escreveu uma longa mensagem no site do Patriarcado de Moscou. Por sua vez, o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, enviou de presente ao Papa um crucifixo do século XVIII. Já o Primaz Anglicano, Justin Welby, fez suas “mais calorosas felicitações” via Twitter.