Bispo emérito de Itapeva celebra 20 anos de ordenação episcopal

Nesta segunda-feira (26/12) celebrou-se o Jubileu de 20 anos de ordenação episcopal de Dom José Moreira de Melo, bispo emérito de Itapeva. A celebração solene, em Ação de Graças, na Catedral Diocesana Sant’Ana, na diocese de Itapeva, foi presidida pelo próprio aniversariante e concelebrada pelos bispos Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, atual bispo diocesano de Itapeva; Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí; Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, bispo de Itapetininga e demais sacerdotes presentes.

A missa solene foi realizada a pedido do atual bispo, Dom Arnaldo, “momento de prestar homenagem a Dom José, que soube de maneira humilde, mas eficiente, conduzir a diocese por esses 20 anos”.

Na homilia, Dom José lembrou que encerra sua responsabilidade pela diocese, mas espera poder continuar ajudando este lugar tão especial que Deus o colocou. “Prefiro me colocar na maior simplicidade, agradecendo a Deus, mas tendo certeza que tudo de bom que ocorreu aqui, foi com certeza, obra de Deus”, disse o bispo.

Familiares de Dom José estiveram presentes na celebração, sendo apresentados por Dom Arnaldo e saudados pelos fiéis que lotaram a Catedral.

Breve trajetória de Dom José Moreira de Melo

Nascido em 3 de agosto de 1941 em Serra do Salitre, distrito de Patrocínio, Minas Gerais, recebeu nomeação Episcopal em 17 de janeiro de 1996 por São João Paulo II e foi ordenado bispo em Patos de Minas, no dia 25 de março de 1996.

Dom José chegou a Itapeva em 16 de maio de 1996, dos quais 20 anos exerceu o ministério episcopal em Itapeva.  Seu lema episcopal “Solidariedade para Evangelizar”.

Foi bispo responsável Pastoral Operária do Regional Sul 1; Presidente da sub-região pastoral Sorocaba; membro da Comissão Representativa do Regional; Presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. Acompanhou também a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1.

Em 2016, em virtude de seus 75 anos, pediu sua renúncia ao Papa Francisco conforme previsto no Código de Direito Canônico, tornando-se então bispo emérito dessa diocese.