Rádio Conexão Católica

Bispo Emérito, Dom Ricardo Paglia visita Cúria Diocesana em Itapetininga

Na tarde desta terça-feira (04), o Bispo Emérito, Dom Ricardo Pedro Paglia esteve visitando as dependências da Cúria Diocesana em Itapetininga.

Dom Ricardo foi recebido pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio e pelo Padre Luiz Paulo Braga da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Camarão.

Dom Ricardo Paglia pertence a ordem dos Missionários do Sagrado Coração e exerceu seu episcopado na Diocese de Pinheiro no Maranhão.

Atualmente Dom Ricardo é vigário no Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul em Itapetininga.

Biografia:

Dom Ricardo, primeiro Bispo Diocesano de Pinheiro, filho de Antonio Paglia e Júlia Bisato Paglia, nasceu em Ponte Serrada (SC), aos 31 de março de 1937. Cumpriu seus estudos sempre nos colégios dos Missionários do S. Coração, tendo frequentado o curso clássico no Seminário Menor M.S.C. de Ibicaré (SC), em 1950, e na Escola Apostólica M.S.C. em Pirassununga (SP), nos anos de 1951 a 1956. Enfim, no Seminário Maior M.S.C., na Vila Formosa (SP), cursou Filosofia e Teologia (1958-1963). No dia 02 de Fevereiro de 1958, depois do ano de Noviciado, emitiu a Profissão Religiosa, Missionário do S. Coração. Foi ordenado Sacerdote em Ibicaré (SC), em 29 de junho de 1963.

Durante os anos de Sacerdócio, foi Recrutador vocacional, Ecônomo do Instituto Padre Nicolau, Acompanhador de Vocações e Vigário Substituto. Em seguida, foi nomeado Reitor do Seminário Maior da Congregação, na Vila Formosa (SP) e, enfim, Superior Provincial da Província Brasileira dos Missionários do S. Coração, com sede em São Paulo.
Eleito Bispo-Prelado de Pinheiro, foi ordenado Bispo no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Vila Formosa, em São Paulo, em 07 de setembro de 1979, pela imposição das mãos do Cardeal Dom Evaristo Arns. Tendo tomado posse do cargo como terceiro Bispo Prelado, mas no ano seguinte, 1980, foi empossado como primeiro Bispo Residencial da nova Diocese de Pinheiro.

Além do intensíssimo ministério episcopal que D. Ricardo desenvolveu durante seus quase 34 anos que passou em Pinheiro, pelo qual não há quem possa discordar com a felicíssima escolha que o nosso Bispo fez de seu lema episcopal: “Veni ut serviam” (Vim para servir), D. Ricardo foi Bispo responsável pela Vida Religiosa e pelas CEBs do Nordeste, Vice-Presidente do Regional Nordeste V e Administrador Apostólico da Diocese de Viana no período de 1995 a 1998.

Em seu governo Diocesano criou as Paróquias de Palmeirândia, Cedral, Central, Turilândia, Presidente Sarney, Apicum-Açu e Pacas. Já ordenou mais de 71 Padres, entre eles 26 Sacerdotes para a nossa Diocese de Pinheiro e 45 religiosos, dentre estes sagrou Bispo Dom Antônio Carlos Cruz Santos, atual Bispo Diocesano de Caicó-RN.

No dia 17 de outubro de 2012 o Papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia ao governo desta Igreja Particular por limite de idade, ficando como Administrador Apostólico até à posse de seu sucessor, Dom Elio Rama, IMC. Após sua saída, já residiu na Paróquia de Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá-MG e no Seminário dos M.S.C. na Arquidiocese de São Luís-MA. Atualmente ele reside no Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul, administrado pelos Missionários do Sagrado Coração, na Diocese de Itapetininga-SP.

 

Fonte: https://diocesedepinheiro.com.br