Rádio Conexão Católica

Bispo português destaca atualidade das mensagens de Fátima

O  Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, diz que o centenário das aparições de Nossa Senhora a ser celebrado em 13 de maio na presença do Papa Francisco, recorda uma mensagem que continua atual hoje, “num mundo tão incerto e inseguro”.

“Gosto de pensar em Fátima como uma bênção de Deus para a humanidade, através da Senhora mais brilhante que o sol, que trouxe uma mensagem de misericórdia, de esperança e de paz, para uma humanidade que corria o risco de autodestruição através das guerras mundiais”, sublinha Dom António Marto, em um vídeo inserido no projeto ‘Vozes do Centenário’.

As Aparições de Nossa Senhora em Fátima tiveram lugar em maio de 1917, tendo também como protagonistas três crianças, Francisco, Jacinta e Lúcia, que ficam conhecidos como ‘os pastorinhos de Fátima’.

Sobre o papel destas “primeiras testemunhas” da mensagem de Fátima, Dom António fala de três figuras que “transmitiram a beleza de Deus que experimentaram” e “a ternura de Nossa Senhora”.

Estas três crianças destacaram-se ainda pela “disponibilidade para serem colaboradoras deste desígnio da paz no mundo”, aponta ainda o prelado.

Com a aproximação da data do centenário das aparições, aumenta as expectativas pela celebração, que será enriquecida com a presença do Papa Francisco, que já disse querer estar presente “como peregrino”.

Cresce também o número de pessoas interessadas em reservar o seu lugar nesta festa e num Santuário que todos os anos normalmente já acolhe milhões de visitantes.

“Pensar em Fátima e no seu Santuário”, refere o Bispo de Leiria-Fátima, é ver um “porto para onde acorrem milhões de peregrinos em busca de serenidade, de esperança e de paz”.

‘Vozes do Centenário’ é o título de uma rubrica transmitida pela Rádio Renascença, de Portugal, até dia 12 de maio, numa coprodução com o Santuário de Fátima, por ocasião da celebração do centenário das aparições.