BISPOS PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA ELEIÇÃO DA CNBB

Os bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram hoje, 11, de um treinamento para as eleições que ocorrerão durante a Assembleia Geral (AG) da instituição, que acontecerá de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP).

Esta é a terceira vez que a eleição será realizada por meio das urnas eletrônicas. Porém, a novidade é que neste ano a votação será feita por meio de uma autenticação eletrônica, na qual cada bispo terá uma carteira com chip de RFID (radiofrequência), que irá validar sua votação.

A 53ª AG será eletiva, ou seja, os bispos irão escolher a nova gestão da CNBB para o quadriênio de 2015 a 2019. Serão eleitos a Presidência, constituída pelo presidente, vice-presidente e secretário-geral, e os presidentes das comissões episcopais pastorais.

DGAE

Após a simulação dos votos, houve uma exposição sobre o processo de revisão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que serão discutidas e aprovadas pelos bispos do Brasil durante a AG. As Diretrizes em debate referem-se ao quadriênio de 2015 a 2019. A apresentação foi feita pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, e pelo padre Luiz Catelan, respectivamente, presidente e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

As Diretrizes estão sendo atualizadas à luz dos documentos pontifícios, do magistério pontifício, sobretudo à luz da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium – A Alegria do Evangelho – e com base nos discursos do papa Francisco aos bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.