BOLIVIANOS SE PREPARAM PARA A CHEGADA DO PAPA

Dom Eugenio Scarpellini, Bispo de El Alto, Bolívia, Secretário da Conferência Episcopal, informou que a Igreja boliviana deu início à preparação para a visita do Papa Francisco, prevista para julho próximo, “provavelmente depois da primeira etapa, o Paraguai”. Embora não se saiba com exatidão a data da viagem, o próprio Papa adiantou à Diretora do cotidiano “La Razón/La Paz” com as palavras “Um abraço grande a todos os bolivianos, irei ao país em julho”.

Dom Scarpellini, explicando o início dos preparativos, salientou que nesta primeira fase, a cinco meses da chegada do Papa, duas são as tarefas principais: a coordenação das comunidades paroquiais e a elaboração de material para a catequese preparatória, que inclui informações sobre Francisco, sua pessoa e sua missão.

“Concretamente – prosseguiu – se trata de dar relevância ao magistério do Pontífice; o material será dividido em três conteúdos específicos: ‘a figura bíblica de Pedro e de seu sucessor’, ‘a Igreja como espaço onde se faz presente o Reino de Deus’ e, enfim, textos específicos para crianças, jovens, famílias e educadores. Provavelmente, as primeiras cópias destes subsídios serão distribuídas em duas ou três semanas”.

O Secretário do Episcopado declarou também que “é palpável uma grande alegria pela visita do Papa à Bolívia, e além de ser motivo de satisfação particular para a Igreja Católica, será também uma ocasião de forte espiritualidade e renovação. Ninguém se deve apropriar da figura do Papa. Ele virá para visitar todos”, concluiu Dom Scarpellini, missionário italiano, nomeado Bispo de El Alto pelo próprio Papa Francisco em 23 de julho de 2013.