Caminhada pela Família mobiliza 500 pessoas em Itapetininga

Concentração em frente ao Santuário N. Sra. Aparecida do Sul

Em Itapetininga (SP), a 3ª Caminhada pela Família abre as atividades da Semana Nacional da Família. Com aproximadamente 500 pessoas reunidas, o grupo desceu a principal via de acesso em direção ao centro da cidade, carregando faixas e cartazes com dizeres sobre a Família e a Defesa da Vida.

Cantando e rezando, o missionário Pe. Benedito Ângelo Cortez MSC (administrador paroquial do Santuário N. Sra. Aparecida do Sul), anima a passagem do grupo pela área comercial até a chegada em frente à Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. O tema da caminhada deste ano evoca “Famílias que caminham com Maria: tem o rumo certo para Cristo”.

Acompanharam a Caminhada, os padres Júlio Ferreira de Campos, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Estrelas e assessor eclesiástico do Setor Juventude; Pe. José Benedito Gomes Neto, vigário da Paróquia São João Batista e, o Pe. Sérgio de Jesus Alves Azevedo MSC, vigário do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul.

Segundo Nelci Motta, coordenador diocesano da Pastoral Familiar, a caminhada iniciou no Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul (Vila Aparecida), com um grupo que saiu também da Paroquia São Paulo Apóstolo (Jardim Paulista) e às 14h veio caminhando pela rua Virgílio de Rezende até a Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, onde se encontrou com mais um grupo de famílias para seguir até a Catedral.

Dom Gorgônio fala às famílias

Ao chegar à Catedral, Dom Gorgônio recebeu a todos, convidando-os a entrar na igreja. Nelci conta que o bispo falou sobre o trabalho das Pastorais Sociais (Pastoral Familiar; da Criança; Iniciação à Vida Cristã; da Pessoa Idosa; Encontro de Casais com Cristo, entre outras), motivando-as a continuar com zelo e amor em suas atividades. Logo após, deu a benção apostólica a todos os presentes.

De acordo com o coordenador, a partir do ano que vem a Caminhada pela Família será diocesana e acontecerá no dia 10 de agosto de 2019, na abertura da Semana Nacional da Família. “O tema ainda não foi definido, mas vamos juntos com o ECC no ano que vem, organizar tudo para que todos possam se unir a nós nesta caminhada, em Itapetininga (SP), para juntos celebrarmos a Vida e a Família”, declara.

Semana Nacional da Família

Nelci conta que, todas as paróquias da diocese iniciaram as atividades da Semana Nacional da Família. Na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, em Itapetininga (SP), a cada dia os membros da Pastoral Familiar e ECC contam uma história sobre um santo ligado à Família. “Em Angatuba (SP), houve neste domingo (12), uma Missa de abertura. Em Capela do Alto (SP), a semana terá missas especiais todos os dias. Em São Miguel Arcanjo, Pe. Márcio Almeida, deu a benção de envio e abriu a semana no Santuário, entre outros locais que também se mobilizaram para celebrar esta vocação”.

Nesta sexta-feira (17/08) haverá Marcha pela Família a partir das 18h, em Sarapuí (SP) e no domingo (19), às 17h, as famílias saem em procissão pelas ruas do Centro de Capela do Alto (SP).

Fotos: Divulgação/Pastoral Familiar