Rádio Conexão Católica

CFE 2016 ABORDA O CUIDADO COM A CASA COMUM

No último sábado (30), a Diocese de Itapetininga lançou o texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 junto aos coordenadores de pastorais e movimentos. O lançamento foi realizado durante a tarde de sábado na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas. De acordo com Dom Gorgônio, esta é a quarta campanha ecumênica, ou seja, envolve todas as Igrejas cristãs do país. Ela é promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e conta com o apoio de alguns organismos internacionais

A CFE 2016 tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e aborda a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. Segundo o Bispo, “a campanha nos propõe cuidar da nossa casa, que é a obra de Deus, este mundo. O ser humano é o guardião desta obra divina e é co-responsável, cuidador e, deve promover o desenvolvimento sustentável desta. Desta forma, a CF mostra a nossa responsabilidade para com o meio ambiente e a natureza para o bem da pessoa humana”.

Para Dom Gorgônio, “nós devemos passar por este mundo e deixar um pouquinho de nós e, estamos enfrentando muitos desafios. O Brasil é a sétima potência econômica do mundo, mas na questão de saneamento básico está na 112ª posição do ranking mundial. Quer dizer, estamos muito longe, estamos poluindo as águas fluviais de rios e mares, temos lixo jogado a céu aberto, esgoto não tratado, provocando doenças. E se não cuidarmos de tudo isso, vão se proliferar muitas doenças que ameaçam a vida e a dignidade de tantas pessoas”.

Para conhecer o texto base da CFE 2016, você pode adquiri-lo na livraria da Curia Diocesana, por meio do telefone (15) 3272-8557.