Candidatos ao diaconato recebem Ministério de Leitorato neste sábado

Neste sábado (4/02) os candidatos ao Diaconato estarão em retiro no Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga (SP). No período da tarde, às 16h, Dom Gorgônio preside a celebração eucarística com a Instituição do Ministério de Leitorato. Este é o “segundo passo” rumo à Ordenação Diaconal.

Em dezembro passado, mais de 40 aspirantes foram admitidos às Ordens Sacras em uma missa presidida pelo bispo. Eles manifestaram publicamente a sua vontade “de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sacra” (cf. Cerimonial dos Bispos, n. 479).

Nos dias 24 a 26 de fevereiro, eles estarão reunidos na Chácara São José, em Sorocaba (SP), onde celebrarão a Instituição do Ministério do Acolitato no domingo (26/02). De acordo com o diretor da Escola Diaconal Santo Estevão, Pe. Ademar Bortoleto Arruda, durante o primeiro semestre, os candidatos realizarão o período de estágio pastoral em suas paróquias.

Ordenação Diaconal

A primeira Ordenação Diaconal desse grupo será realizada no dia 11 de maio (quinta-feira), em Campos de Holambra, Paranapanema (SP). Cada candidato será ordenado em sua cidade. Eles pertencem, ao todo, a dez cidades que compõem nossa diocese: Campos de Holambra (Paranapanema-SP), Capela do Alto, Angatuba, Itapetininga, Tatuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Porangaba, Sarapuí e Quadra. A última Ordenação Diaconal do ano acontecerá no distrito do Bom Retiro da Esperança, em Angatuba (SP), no dia 10 de agosto de 2017.

Todos os fieis são convidados a celebrar estas datas juntamente com a Igreja e esta diocese.

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga