CARD. HUMMES: PREFEITOS SE ESFORÇAM PARA ENTENDER MENSAGEM DO PAPA

“Aqui ao meu lado está o Cardeal-Arcebispo encarregado da Amazônia brasileira. Ele pode dizer o que significa uma deflorestação hoje em dia, na Amazônia, que é o pulmão do mundo”: palavras do Papa Francisco no encontro convocado no Vaticano com os prefeitos de grandes cidades.

Em entrevista ao Programa Brasileiro, o Arcebispo emérito de São Paulo e Presidente da Comissão para a Amazônia da CNBB, Cardeal Cláudio Hummes, fala que não há tempo para discussões e que chegou a hora de trabalhar seriamente o problema ambiental relacionando-o à questão social dos pobres:

“Creio que ainda está muito cedo para dizer que os prefeitos do mundo leram e entenderam a mensagem da Laudato si, mas certamente os que estavam ali querem se empenhar mais profundamente nesta problemática e também nisso que o Papa colocou muito claro: a questão ambiental tem a ver com a questão da pobreza, com a questão social. E a questão social não é apenas uma questão técnica, mas ética. Creio que essas coisas vão sendo aos poucos entendidas.”

Para Dom Cláudio, há uma busca de engajamento, pois aumento a consciência de que são fenômenos urgentes. “Não há mais muito tempo para ficar discutindo, para esperar daqui cinco anos um novo encontro. Não. Isso é urgente, tem que se começar, tem que se decidir a começar a trabalhar seriamente com esta preocupação ambiental, ligada à questão social dos pobres. Nesse sentido saí muito otimista de lá. Mas é claro isso leva um certo tempo.”

Na entrevista, Dom Claudio falou ainda de que modo as mudanças climáticas afetam os pobres das grandes cidades e aqueles que moram na Amazônia, definindo os índios “os mais pobres entre os pobres”.