CARDEAL PAROLIN NA INDONÉSIA: “TOLERÂNCIA E RESPEITO PELA DIVERSIDADE”

“O Vaticano considera a Indonésia como um bom exemplo e modelo de paz, coexistência inter-religiosa e tolerância entre grupos de credos diferentes.”

Foi o que disse o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, durante o encontro realizado, nesta terça-feira (11/08), em Jacarta, com a Ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi.

O purpurado encontra-se nestes dias no arquipélago. Ele visitou o Secretariado da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na última segunda-feira (10/08), e no próximo sábado, dia 15, presidirá a celebração dos 500 anos do início da evangelização no país.

Os temas tratados na conversa com a Ministra Marsudi foram quatro: coexistência inter-religiosa, cooperação cultural, trabalho comum dos meios de comunicação e educação. O Cardeal Parolin apreciou o fato de as pessoas mostrarem “respeito, tolerância e acolhimento pela diversidade que faz da Indonésia uma nação realmente única”.

Num país onde existem tensões entre cristãos e muçulmanos, a coisa mais importante, segundo o Cardeal Parolin, “é encontrar a maneira de se respeitar e aceitar as diferenças. Fazer todo esforço para não ser violentos e agressivos”.

Num comunicado conjunto, as duas partes afirmam que “toda diversidade deve ser enfrentada a fim de buscar o melhor e demonstrar que os vários grupos estão dispostos a colaborar a fim de criar um mundo mais aberto a toda pessoa”.

O Vaticano foi o primeiro país a reconhecer a independência da Indonésia, em 17 de agosto de 1945. A visita do Cardeal a Jacarta é a primeira realizada oficialmente por um Secretário de Estado Vaticano desde 1950, quando tiveram início as relações diplomáticas entre Santa Sé e o País islâmico mais populoso do mundo. As boas relações foram sigiladas por uma série de visitas papais. A última foi realizada por João Paulo II, em 1989.

A Ministra Marsudi declarou que Indonésia e Vaticano irão colaborar também no campo da educação. Está sendo examinada uma parceria entre a Pontifícia Universidade Urbaniana e a Universidade Islâmica de Jacarta.

A Rádio Vaticano e a Rádio da República da Indonésia irão trabalhar juntas na cobertura ao vivo das celebrações da Páscoa de 2016, que se realizarão na ilha de Flores.