Carreata de São Cristóvão reúne centenas de motoristas em Sarapuí

No último sábado, 25 de julho, foi celebrado o dia do padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão, nome que significa “condutor de Cristo”. Seu verdadeiro nome era Réprobo, que depois de ajudar várias pessoas a atravessarem um rio, carregou nos ombros um menino que lhe revelou ser o próprio Cristo.

Para celebrar a data, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Sarapuí, realizou uma carreata em honra ao Santo Padroeiro, que reuniu centenas de fieis, entre eles, motoristas, motociclistas e ciclistas da cidade e também da região.

A procissão aconteceu no domingo (26), e teve sua concentração no Km 4 da Rodovia Alexandre Chauar, que seguiu até a Igreja Matriz no centro da cidade, onde receberam de Pe. Sirlei Oliveira,  as bençãos de São Cristóvão. As chaves e carteiras de habilitação também foram abençoadas.

São Cristóvão

A devoção à São Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente. Cristóvão, antes do batismo, chamava-se Réprobo, porém, depois, se chamou Cristóvão, que é o mesmo que dizer aquele que carrega Cristo, pois ele carregou Cristo em seus ombros, transportando-o e guiando-o; em seu corpo, tornando-o esquálido; em sua mente, pela devoção; e em sua boca, confessando-o e pregando a sua mensagem.

Ele consta da relação dos “Catorze Santos Auxiliadores” invocados para interceder pelo povo nos momentos de aflições e dificuldades. Entretanto são poucos os dados precisos sobre sua vida. Só se tem conhecimento comprovado de que Cristóvão era um homem alto e forte. Ele nasceu na Palestina, no século III, pregou na Lícia e foi martirizado a mando do imperador Décio, no ano 250.

Confira abaixo algumas fotos:

Fotos: Samuel Medeiros