Rádio Conexão Católica

CATEDRAL NOSSA SENHORA DOS PRAZERES PASSA POR REFORMA

A Catedral Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, vem sendo restaurada desde agosto de 2013. A primeira fase da reforma foi à troca de mais de três mil metros quadrados de telha, a troca do ripamento e a colocação da manta de alumínio. Nesta fase também foi necessário fazer um reforço na estrutura da cúpula e acrescentar calhas para dar maior vazão à água das chuvas.

Em fevereiro, foi dado inicio a segunda etapa das obras, nesta fase será necessário retirar as placas de reboco velho que se encontram com infiltrações. E a partir daí refazê-las, conservando os traços característicos da construção e assim realizar a pintura das paredes. Ao todo serão 6.200 metros quadrados de parede externa.

Segundo o mestre de obras Mário Cerqueira, além da restauração das paredes, também serão trocados as ferragens das janelas e a colocação de novos vitrais. “A obra ainda não tem previsão para o término, tem muita coisa ainda pra fazer e estamos realizando esse trabalho em etapas”, comenta o construtor.

O custo da reforma já ultrapassou mais de um milhão de reais. Para ajudar nas obras a Catedral lançou uma campanha para arrecadação de verbas. Trata-se de uma rifa com diversos prêmios que serão sorteados pela Loteria Federal. Os fiéis que desejarem colaborar com a reforma fazendo suas doações devem procurar a secretaria paroquial ou entrar em contato pelo telefone (15) 3271 0250.

reforma1

A Catedral tem 2,7 mil metros quadrados. A Igreja foi projetada pelo arquiteto Benedito de Jesus Calixto, mesmo arquiteto que projetou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP. Ela começou a ser construída na década de 1940, mas só ficou pronta depois de vinte anos. Em estilo românico, tem o formato de cruz. As laterais com colunas e arcos, se dirigem ao centro, onde fica o altar mor e a cúpula central.

 

Fotos: William Furtado