CATEQUISTAS DE ITAPETININGA PARTICIPAM DE FORMAÇÃO

250 catequistas de Itapetininga participaram de uma formação das 8h às 16h, na Casa de Retiros Betânia, em Itapetininga (SP), no último domingo (6/03). O encontro foi ministrado por Rogério Soares Teles e, segundo a coordenadora diocesana da Iniciação à Vida Cristã (IVC), Cláudia B. Leite Moraes, o objetivo principal foi inaugurar um caminho novo de catequese. A formação foi assessorada pelo Pe. Julio Ferreira de Campos, Assessor Eclesiástico da Pastoral.

De acordo com Cláudia, a formação aconteceu em três momentos, com a realização de duas palestras com os temas “A Iniciação Cristã de adultos com inspiração catecumenal” e “Anunciar a Misericórdia, Missão da Catequese” e um momento para partilha entre os participantes.

FormaçãoCatequistasItapetininga_fotoWilliamFurtado (7)A primeira colocação teve enfoque central em “superar uma catequese ‘sacramentalista’ que se preocupa apenas em transmitir o conteúdo proposto para possibilitar a recepção de um Sacramento. Catequese não é curso, catequista não é professor e Sacramento não é diploma. Catequese é um caminho para Deus Pai, através de Jesus, no Espírito Santo”, explicou a coordenadora.

Já o segundo tema foi motivacional para os catequistas, contou Cláudia, incentivando-nos “a seguir em frente, o encontro catequético é um anúncio da Palavra e esta centrado nela. É hora de abrirmos nossa mente e o nosso coração para a novidade de Deus em nossas vidas e em nosso ministério”.

FormaçãoCatequistasItapetininga_fotoWilliamFurtado (14)Como a Igreja tem como necessidades e urgências o processo de Iniciação a Vida Cristã, ela afirmou que há um projeto de catequese com adultos, que deve ter início neste ano até a Solenidade de Pentecostes, em 2017. O objetivo desse projeto é crismar esses catequizando com idade adulta, que estão numa mesma região em uma única celebração.

Sobre a partilha realizada com os catequistas, Cláudia avaliou que todos “estão empenhados para que a Iniciação à Vida Cristã seja missionária, querigmática e misericordiosa, mas acima de tudo, seja uma realidade concreta e frutuosa com ações práticas de uma Igreja em saída”.

Fotos: Diocese de Itapetininga/William Furtado