Catequistas e Diáconos Permanentes participam de formação sobre Batismo

Diáconos permanentes e Catequistas da Pastoral do Batismo participaram de uma formação na Casa de Retiros Betânia, em Itapetininga (SP), neste domingo (23/09). De acordo com o assessor eclesiástico da Pastoral do Batismo, Pe. Leonardo Mendes Soncin, a diocese está dando os primeiros passos para o desenvolvimento da catequese batismal.

Ele conta que a proposta da formação deste encontro aconteceu em duas partes. “Na parte da manhã tivemos a formação bíblica e histórica; à tarde, tivemos a parte prática com a experiência da catequese batismal para pais e padrinhos”, diz o sacerdote.

Padre Leonardo explica que a experiência batismal consiste em “promover o encontro das famílias com os catequistas por meio de visitas e da apresentação dos novos membros, ou seja, das crianças, à comunidade para demonstrar a acolhida e a responsabilidade que a Igreja e a família têm de formar novos cristãos”.

Os participantes tiveram as mãos ungidas com óleo perfumado, segundo o padre, como símbolo do óleo do Crisma (usado na unção pós-batismal), “para lembrá-los que temos a essência e que, precisamos exalar o Cristo, o bom perfume de Cristo”.

Para orientar os catequistas e Diáconos, informa o assessor, a Pastoral Diocesana do Batismo lançou uma apostila com material próprio que, parte da nossa realidade, sobre a Catequese Batismal e orientação missionária. Além disso, foi apresentado o livro recém-lançado “Casa de Iniciação à Vida Cristã”. “Com o lançamento deste material próprio estamos dando os primeiros passos para unificar a catequese batismal em nossa diocese”, afirma.

Em outubro, no dia 28 (domingo), será a vez da Catequese para adultos participar da formação que acontecerá das 7h30 às 12h, na Paróquia São Roque, em Itapetininga (SP).

Fotos: Seminarista Wesley Thales Soares Messias