CATÓLICOS PARTICIPARÃO DE ATO ECUMÊNICO PELA PAZ NOS DIAS 7 E 8 DE NOVEMBRO

Em 2014, os Bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovaram, por unanimidade durante a 52ª Assembleia Geral, o Ano da Paz. Trata-se de um período de reflexões, orações e ações sociais, que se estende até o Natal de 2015. De acordo com o material organizado pela CNBB, com o tema do ano “Somos da Paz”, o objetivo é “superar as múltiplas formas de violência que agridem a dignidade dos filhos e filhas de Deus e despertar a convivência fraterna entre as pessoas”.

Em Itapetininga, haverá nos dias 7 e 8 de novembro um ato ecumênico, chamado “Você e a Paz”, com o tema “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz”. Esta mobilização acontece pela segunda vez no município e contará com a presença de católicos, evangélicos e espíritas. As ações tem o apoio da Prefeitura de Itapetininga e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e desta Diocese. O anúncio da participação dos católicos foi feita pelo Bispo diocesano, Dom Gorgônio, neste domingo (27/9) durante o 18º Cenáculo Diocesano de Itapetininga.

Ainda no material, o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner fala em sua mensagem que “a paz é um movimento, um caminho a ser percorrido em cada época, em cada situação. Percorrer o caminho da paz é crer na grandeza da pessoa humana, na convivência humana. Desarmar os espíritos, os corações como possibilidade de encontrar-se com o outro, com o irmão” e citando Papa Francisco afirma ser “sempre possível, quando o outro não é descartável, mas um próximo em cujas feridas se derrama o óleo da caridade e o vinho do banquete fraterno”.

Programação

No dia 7, sábado, das 9h às 15h, o 2º Movimento Você e a Paz realiza ações sociais no Largo dos Amores e, às 19h, um ato ecumênico em frente à sede social do Clube Venâncio Ayres, com apresentação de um coral e alguns religiosos se pronunciaram. No domingo, dia 8, a partir das 8h30 haverá caminhada, corrida e ciclismo pela Paz (5 km). A concentração será também no Largo dos Amores.

Arte: Pascom/CNBB