Chamar-vos-ão sonhadores: publicadas palavras do Papa durante a JMJ 2016

A vida no “mundo” não será fácil, mas será seguramente feliz para quem segue os ensinamentos de Jesus: é a mensagem clara e límpida contida no livro “Pregais a esperança”, publicado pela Livraria Editora Vaticana, que reúne as palavras pronunciadas pelo Papa Francisco durante a XXXI Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho passado em Cracóvia.

“Poderão julgar-vos sonhadores porque acreditais numa nova humanidade, que não aceita o ódio entre os povos, não vê os confins entre os países como barreiras e custodia suas tradições sem egoísmos e ressentimentos. Não vos desencorajais: com vosso sorriso e com vossos braços abertos pregais a esperança e sois uma bênção para a única família humana, aqui tão bem representada”, lê-se na contracapa.

Em seus discursos, o Papa Bergoglio retomou, argumentou e atualizou o célebre encorajamento do Papa Wojtyła “Não tenhais medo”.

Limites

Sobretudo, convidou os jovens a não deixar-se imobilizar pela consciência da própria pequenez e dos próprios limites. No fundo, nem mesmo Zaqueu conseguia ver o Mestre porque era de baixa estatura.

“Também hoje podemos correr o risco de ficar à distância de Jesus por não nos sentirmos à altura, porque temos pouca consideração de nós mesmos”, reitera o Pontífice.

Essa é uma grande tentação, que não concerne somente à autoestima, mas diz respeito também à fé. Porque a fé nos diz que somos filhos de Deus, fomos criados à sua imagem.

“Jesus fez sua a nossa humanidade e seu coração jamais se separará de nós – acrescenta o Papa Francisco. O Espírito Santo deseja habitar em nós; somos chamados à alegria eterna com Deus! Essa é a nossa “estatura”, essa é a nossa identidade espiritual: somos os filhos amados de Deus, sempre.”