Na noite desta terça-feira (28/05) a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no distrito do Gramadão, em São Miguel Arcanjo (SP), foi elevada à Paróquia. A Missa de Instalação canônica foi presidida por Dom Gorgônio. As comunidades acolheram também o primeiro pároco, Pe. Diogo Fogaça, anteriormente, Vigário da então Região Pastoral. Esta é a terceira paróquia criada para o município.
Antes de iniciar a celebração, dada a leitura do histórico de cada comunidade, um a um seus representantes adentraram a igreja com estandartes. Padre Diogo entrou com a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, acompanhado por três sacerdotes. Logo após ser contado o seu histórico, os padres saíram da igreja para preparação da Procissão de Entrada.
Após a saudação inicial, Dom Gorgônio acolheu as comunidades e todo o povo de Deus presente na celebração e Padre Élcio Roberto de Góes, atual Vigário Geral, fez a leitura do Decreto de Criação da Paróquia. Na sequência, Pe. Diogo entrou na igreja com seus familiares que levavam os paramentos sacerdotais.
Padre Leonel Aparecido Vieira Veríssimo leu a Provisão de Pároco; Pe. Diogo foi paramentado pelo bispo e uma paroquiana entregou-lhe as chaves da igreja e do sacrário. Ele foi acolhido por Dom Gorgônio e apresentado à comunidade paroquial como primeiro Pároco. Feito isto, o bispo deu continuidade à celebração.
Em sua homilia, Dom Gorgônio afirmou que esta é a conquista de um sonho da comunidade. “Esse sonho foi realizado pelos fieis que aqui se encontram. E agora é preciso continuar unidos, no serviço junto ao pároco para que a comunidade possa melhorar cada vez mais”, reforçou. Logo após, o primeiro Pároco fez a renovação das promessas sacerdotais, a profissão de fé e o juramento de fidelidade ao bispo.
Terminada a oração pós-comunhão, Dom Gorgônio descerrou a placa de registro da instalação canônica juntamente Padre Diogo e os irmãos diáconos Nelson e Nilton J. de Almeida.
Concluída a assinatura da ata, Pe. Diogo agradeceu aos presentes, aos fieis das comunidades, aos visitantes e sacerdotes vindos de três dioceses pela presença nesta solenidade. Ele contou aos presentes que, ao ser ordenado Presbítero recebeu de presente de Dom Esmeraldo Barreto de Farias – Bispo Auxiliar de São Luiz do Maranhão e presidente da Comissão da CNBB para a Ação Missionária – um par de sapatos para que pudesse caminhar nas comunidades; e que, em função da nova missão que assumiu, recebeu um novo par, agora para percorrer as comunidades de sua Paróquia.
A solenidade foi concluída com a consagração dos fieis à Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
foto: William Furtado/Diocese de Itapetininga
