Confira a programação da Solenidade de Corpus Christi

No próximo dia 15 (quinta-feira), a Igreja Católica Apostólica Romana celebra a Solenidade de Corpus Christi. O tema da solenidade este ano é “Maria, sacrário vivo da Eucaristia”. De acordo com o padre José Benedito Cardoso, pároco da Paróquia São Roque (Itapetininga) e Vigário Geral desta diocese, a festa do Corpo e Sangue de Cristo foi instituída para ressaltar a própria Instituição da Eucaristia que acontece na “sexta-feira santa”.

“Já a procissão tem a finalidade de ressaltar a fé do povo na Eucaristia e, os tapetes são uma forma de embelezar o espaço por onde será conduzido o Santíssimo Sacramento”, explica.

Dom Gorgônio, tradicionalmente, preside a Missa de Corpus Christi em dois locais: às 9h na praça do Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Tatuí (SP) e, às 15h na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP).

Itapetininga

De 12 a 14 de junho, as Paróquias de Itapetininga celebrarão o Triduo de Corpus Christi nos horários habituais em que cada uma realiza as missas nos dias de semana. Na comunidade Santo Antonio, que pertence à Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, as missas do triduo serão de segunda à quarta-feira às 19 horas. No dia 12, o tema da celebração é “Maria, Mãe e defensora da Vida”; no dia 13, “Maria, Mãe do Criador e da humanidade. Tudo foi criado por Ele e para Ele” e, no dia 14, “Maria, serva e missionária de Jesus Cristo”.

Na missa solene, uma procissão formada por cerca de 3,5 mil fieis percorrerá o tapete de 1100 metros, confeccionado pelas paróquias, a partir da praça Duque de Caxias (em frente a Catedral) ao longo das ruas Monsenhor Soares, Julio Prestes, Saldanha Marinho, Dom Joaquim, Bernardino de Campos, Cesário Motta e General Carneiro. As imagens do tradicional tapete, conforme a coordenação da Liturgia, abordarão o tema central da solenidade assim como a Eucaristia e os biomas brasileiros (CF 2017). Estarão presentes todos os padres da cidade nesta solenidade.

Tatuí

Em Tatuí, o Triduo de Corpus Christi também será celebrado em todas as paróquias. No Santuário Nossa Senhora da Conceição, as missas do triduo acontecerão de 12 a 14 de junho, sempre às 7h. Já a missa solene será celebrada às 9h na praça do Santuário e contará com a presença de todos os padres da cidade. Conforme Pe. Francisco Roberto da Silva, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Tatuí (SP), a ornamentação das ruas por onde a procissão passará inicia por volta das 21h do dia 14 de junho. Segundo ele, serão 1400 metros de tapete entre as ruas José Bonifácio, 15 de novembro, Juvenal de Campos e Santa Teresinha, por onde aproximadamente 4 mil fieis acompanharão a passagem do Santíssimo Sacramento.

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga/William Furtado