CONGRESSO NACIONAL ABERTO A BISPOS, PADRES, RELIGIOSOS E DIÁCONOS

Contemplar, Sair e Inovar – O carisma de Chiara Lubich a serviço da Igreja e da humanidade”. É o título programático do primeiro Congresso Nacional para Bispos, Padres, Religiosos e Diáconos organizado pelo Movimento dos Focolares.  “A escolha do título é inspirada pelo Papa Francisco” – explica Dom Francisco Biasin, entre os promotores desse evento.

“As três palavras que serão o fio de ouro que liga todo o congresso, são tiradas da mensagem que o Papa Francisco dirigiu ao Movimento dos Focolares, na audiência concedida aos membros da Assembleia geral em setembro de 2014. O Papa, reconhecendo em Chiara Lubich “a fonte geradora de um carisma do Espirito Santo para a Igreja e para o mundo”, impulsionou a oferecer, “com responsabilidade e criatividade, a sua peculiar contribuição a esta nova etapa da evangelização”. O Congresso quer ser uma resposta a este pedido.

O evento será realizado na Mariapolis Ginetta (Vargem Grande Paulista – SP), a cidadezinha do Movimento dos Focolares, nos dias 21 a 25 de setembro.

No programa: experiências pastorais, testemunhos concretos de vida, aprofundamentos históricos, teológicos e espirituais.

•      22/9: CONTEMPLAR – As palavras do Papa Francisco na Assembleia dos Focolares; experiências: Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém do Pará; Irmã Maria Inês, presidente da CRB nacional.

•      23/9: SAIR. As primeiras focolarinas com os pobres de Trento; experiências a partir da realidade de conflito social e respostas à luz do Carisma com os testemunhos de Pe. Vilson Groh, Pe. Renato Chiera e Frei Hans Stapel.

•      24.9: INOVAR. O segredo: Jesus Abandonado e a unidade.  Experiências no âmbito eclesial e na sociedade, na economia, política e educação.

•      25.9: FORMAR. A Cultura que brota do carisma da unidade.

Inscrição: www.cmginetta.org.br

Mais informações:

Pe. Antonio Capelesso – E-mail: [email protected] – Tel.: (11) 4158-3580 e (11) 98538-8145

Pe. Fabiano Almeida: E-mail: [email protected] – Tel.: (11) 4158-3580 e (11)98465-1655

Pe. Dionísio Zamuner:  E-mail: [email protected] – Tel.: (11)94992-0759

Ver também o site: www.focolares.org.