Rádio Conexão Católica

CONSELHO AVALIA PROPOSTAS PARA PLANO PASTORAL E PROGRAMAÇÃO DO ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

Neste domingo, dia 15, foi realizado na Paróquia São Roque, em Itapetininga, o último encontro do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) de 2015. A reunião abordou diversos assuntos e contou com a colaboração de todos os coordenadores diocesanos de Pastorais e Movimentos que a compõem o Conselho. O encontro teve, principalmente, como pauta a realização de propostas para viver o Ano Santo da Misericórdia e a atualização do Plano Pastoral Diocesano.

Foram apresentadas também aos presentes duas Pastorais Sociais: a Pastoral Carcerária que visa visitar os encarcerados e levar o Evangelho a eles com o objetivo de que renasça a esperança de uma Vida Nova, conforme Dom Gorgônio, e a Pastoral da Sobriedade que cuida da prevenção às dependências químicas, da recuperação daqueles que foram dependentes e dá apoio às comunidades terapêuticas existentes.

Para responder os demais assuntos, os coordenadores foram convidados a responder três perguntas: ‘Como promover a Campanha da Fraternidade 2016 em minha paróquia?’, ‘Como viver o Ano Santo da Misericórdia?’ e ‘Que propostas apresentar para a atualização do Plano Pastoral Diocesano?’

Segundo Dom Gorgônio, o texto-base da Campanha da Fraternidade 2016 (CF 2016) será lançado em nossa Diocese no dia 30 de janeiro, às 14h, na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas. “A Campanha será trabalhada de forma ecumênica no ano que vem, com enfoque sobre a questão ecológica baseada na encíclica Laudato Si. É importante sabermos que todos temos responsabilidade de cuidar de nossa Casa Comum, o lugar que vivemos e a CF nos chama a refletir sobre isso”, destacou.

Sobre a atualização do Plano Pastoral, o Bispo informou que foram propostas cinco dimensões evangelizadoras para a Diocese. São elas: a dimensão querigmática, bíblico-catequética, celebrativa, solidária e missionária. Todas elas guiadas a luz dos documentos da Igreja como, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), Documento de Aparecida, a encíclica Laudato Si e a exortação apostólica Evangelii Gaudium, entre outros.

E por fim sobre o Ano Santo da Misericórdia, Dom Gorgônio anunciou que no dia 12 de dezembro, dia em que será realizada a abertura do Ano Santo em nossa Diocese, os Padres atenderão confissões das 14h às 17h nas 10 Paróquias de Itapetininga. A partir das 18h30 haverá uma concentração em frente à Paróquia Nossa Senhora das Estrelas com saída às 19h em peregrinação até a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. Às 19h30 será aberta a Porta Santa e, às 20h, realização da Santa Missa.

Ao finalizar, o Bispo convidou todos a viver intensamente o Ano Santo da Misericórdia.