Conselho dos Vicentinos se reúne para retomada das reuniões presenciais

No último sábado (16), os membros do Conselho Central da SSVP (Sociedade São Vicente de Paulo) de Itapetininga, estiveram reunidos para discutir sobre a retomada das reuniões presenciais das conferências de nossa Diocese.

Padre Cristiano Chicuta, da Paróquia Santa Cruz de Cesário Lange, ressalta que desde o início da pandemia e sem a realização dos encontros presenciais, o movimento dos Vicentinos  vem desenvolvendo seus trabalhos normalmente.

Com a queda do número de casos da doença e tendo em vista que as conferências são grupos pequenos, o Conselho Central decidiu que serão retomadas as reuniões presenciais tomando todos os cuidados necessários, como a higienização das mãos, distanciamento e uso obrigatório de máscaras.

A Sociedade de São Vicente de Paulo

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países.

Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP.

Internacionalmente, a Sociedade de São Vicente de Paulo é membro da Organização das Nações Unidas, participando do Conselho Econômico e Social (Ecosoc).

No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. No nosso país são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consócias (mulheres). Aqui a instituição mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos, e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade.

Essa atuação foi reconhecida com o prêmio “Direitos Humanos – categoria idosos”, oferecido pelo governo federal e também com o recebimento, em 2013, da Medalha do Mérito Legislativo, oferecida pela Câmara dos Deputados.