Conselho de Presbíteros organiza Cursos 2018

O Conselho de Presbíteros esteve reunido esta manhã com Dom Gorgônio na Cúria Diocesana de Itapetininga. A reunião habitualmente acontece antes da reunião do Presbitério, entretanto, por ocasião da 55ª Assembleia Geral dos Bispos, transcorreu na mesma semana. A pauta principal do encontro foi a organização do Curso de Atualização e do Retiro Espiritual dos sacerdotes para o ano que vem. O curso ainda não tem data e nem local definido; já o retiro está previsto para ser de 19 a 22 de fevereiro, em Ibiúna (SP), sob orientação do bispo emérito da Prelazia do Marajó (PA), Dom Azcona.

De acordo com o bispo, o Retiro Espiritual dos Padres neste ano será em Atibaia (SP), entre os dias 3 e 6 de julho, com orientação do Cônego Celso Pedro da Silva (Arquidiocese de São Paulo). Já o Curso de Atualização que acontecerá na Chácara São José, em Sorocaba (SP), de 26 a 28 de setembro, será uma formação sobre Direito Matrimonial com orientação do Pe. Valdinei de Jesus Ribeiro, Juiz de segunda instância do Tribunal Interdiocesano e de Apelação da Arquidiocese de Curitiba. O sacerdote claretiano é mestre e doutor em Direito Canônico. “Tendo em vista a instalação do Tribunal Diocesano, vimos a necessidade de ministrar este pequeno curso para todos os padres da Diocese”, explica.

Outros assuntos

Dom Gorgônio fez um breve relato sobre os principais temas e reflexões da Assembleia Geral dos Bispos ao iniciar a reunião. Ele também observou a realização de alguns encontros em nossa diocese que estão por vir:

– Missa de Ordenação Diaconal na Paróquia São José, em Campos de Holambra, Paranapanema (SP), às 19h30, hoje (11/05);

– Missa de Ordenação Diaconal do seminarista Leonardo Mendes Soncin, às 19h30, na Paróquia Santa Cruz, em Tatuí (SP), na próxima segunda-feira (15/05);

– Missa da Instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito aos seminaristas Jean Michel de Oliveira Campos e Rodolfo Rodrigues, às 19h30, na capela do Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga (SP), na próxima terça-feira (16/05);

– Reunião da Comissão Organizadora da celebração dos 20 anos da Diocese no próximo dia 17, às 10h, na Cúria Diocesana. Estarão presentes Pe. Sirlei de Oliveira, Luiz Paulo Braga Batista e Márcio de Almeida;

– Curso Bíblico com o Pe. Shigueyuki Nakanose sobre a primeira Carta aos Tessalonicenses no próximo dia 21, na Paróquia São Roque, em Itapetininga (SP);

– Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida será no próximo dia 27; Dom Gorgônio preside a missa às 9h no Santuário;

– Reunião prévia do Conselho Diocesano de Pastoral no próximo dia 29 (segunda-feira);

– Retiro dos Diáconos Permanentes de 30 de junho a 2 de julho com orientação do Frei Carlos Battistone do Centro Bíblico Regnum Dei, de Ponta Grossa, Paraná;

– Reunião dos bispos da Província de Sorocaba no próximo dia 31 (quarta-feira);

– Assembleia dos bispos do Regional Sul 1, em Aparecida (SP), de 3 a 8 de junho;

– 6º Encontro Diocesano da Pastoral Familiar no dia 4 de junho, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Estrelas, em Itapetininga (SP).

– No dia 19 de julho será realizada a Instalação Canônica do Tribunal Diocesano e a celebração dos 19 anos de Instalação da Diocese e Posse de Dom Gorgônio. A missa acontecerá na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP), às 19h30;

– Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo com orientação do Pe. Cristovam Iubel no dia 30 de julho. Taxa de inscrição é de R$ 25 por pessoa; cada paróquia deve enviar até 10 pessoas.

A próxima reunião do Conselho de Presbíteros será no dia 1º de junho (quinta-feira), das 9h às 12h, na Cúria Diocesana de Itapetininga.

Foto: Arquivo/Diocese de Itapetininga