Conselho de Presbíteros se reúne com Dom Gorgônio

O Conselho de Presbíteros esteve reunido com Dom Gorgônio no último dia 8 (quinta-feira), pela manhã, na Cúria Diocesana de Itapetininga. Entre os assuntos da pauta estiveram a programação para 2018 e o encaminhamento dos trabalhos para o Ano do Laicato.

Programação 2018

O Presbitério de Itapetininga estará reunido de 27 a 29 de novembro, na Chácara São José, em Sorocaba (SP), para definir os últimos detalhes para o calendário 2018. Por esta razão, a reunião do Presbitério nesta terça (14/11) fora cancelada. A previsão é de que o Anuário 2018 seja entregue aos padres no próximo mês com todas as datas de eventos diocesanos.

Em 2018, no dia 19 de julho, a diocese de Itapetininga completará 20 anos de Instalação. Será celebrada uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário.

Ano do Laicato

A partir de 26 de novembro, Solenidade do Cristo Rei, a Igreja no Brasil viverá o Ano do Laicato. Na Assembleia das Igrejas Particulares realizada no mês passado, a sub-região de Sorocaba sugeriu a promoção de Formação sobre a Doutrina Social da Igreja aos leigos. O Conselho estuda de que maneira esta formação poderá se dar.

Além disso, no próximo Conselho Diocesano de Pastoral a ser realizado no próximo domingo (19/11), os coordenadores de pastorais, movimentos e associações da diocese estudarão o documento 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas, sal da Terra e luz do mundo”, que será o “texto-base” para celebração do Ano do Laicato.

Demais temas

No dia 9 de dezembro, Dom Gorgônio presidirá a Ordenação Presbiteral do Diácono carmelita, Manoel Ferreira, OCD, na Paróquia São João Batista, às 19h30, em Itapetininga-SP.

Ainda em dezembro, no dia 27, a partir das 19h30, o bispo ordenará Presbítero, o diácono Leonardo Mendes Soncin. A Ordenação Presbiteral será realizada na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga-SP.

As paróquias da diocese realizarão uma campanha em prol a Missão Pemba (Moçambique/África). A missão iniciará em 2018 com missionários leigos e sacerdotes paulistas que serão enviados ao local. A criação e o suporte à missão são das dioceses do Regional Sul 1 e tem como assessor o bispo diocesano de Registro, Dom José Bertanha.