Conselho de Presbíteros se reúne pela primeira vez este ano

Na manhã desta quinta-feira (01º/02), o Conselho de Presbíteros se reuniu com Dom Gorgônio para tratar dos primeiros compromissos deste ano. A Diocese e seus departamentos voltaram ontem a funcionar normalmente, após as férias coletivas dos funcionários. Em pauta, estiveram o retorno das aulas do Seminário São João Paulo II, assim como, os preparativos para o período quaresmal.

Confira os principais assuntos:

No último dia 28 (domingo), Dom Gorgônio presidiu a Missa de Posse do novo Pároco da Paróquia São José, em Campos de Holambra, o padre claretiano Maurício da Silva Ribeiro (CMF). Ainda em janeiro, os padres André Luiz Garcia (Paróquia Divino Espírito Santo, Angatuba), Altair Alves de Lima (Paróquia Bom Jesus e São Roque, distrito do Bom Retiro), Leonardo Mendes Soncin (Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, Itapetininga), foram apresentados como Vigários Paroquiais e já iniciaram suas atividades pastorais.

Os seminaristas voltam às aulas no Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga, na próxima segunda-feira (5/02). No dia 7 (quarta-feira) Dom Gorgônio juntamente com o reitor, Pe. Marco Antonio Custódio, acolherão os novos seminaristas do Propedêutico.

O Presbitério se reunirá na próxima quinta-feira (8/02) nas dependências do Seminário Diocesano São João Paulo II, para a primeira reunião do ano, das 9h às 12h, em Itapetininga (SP).

No próximo dia 10, a partir das 14h, haverá o lançamento do texto-base da Campanha da Fraternidade 2018 “Fraternidade e Superação da Violência” com lema “Vós sois todos irmãos (Mt 23,)”, na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, em Itapetininga (SP). As paróquias lançarão a CF 2018 na quarta-feira de cinzas, próximo dia 14 de fevereiro, juntamente com o início do período quaresmal.

O mutirão de confissões este ano terá agenda regional, ou seja, cada Região Pastoral divulgará os locais em que os padres estarão de plantão para atender os fieis durante a Quaresma. O atendimento será sempre realizado as terças e quintas, de 15 de fevereiro à 22 de março.

Entre os dias 19 e 22 de fevereiro os padres da diocese estarão em Retiro Espiritual na Casa de Retiros Sagrado Coração de Jesus, em Ibiúna, sob a assessoria do bispo emérito da Prelazia do Marajó (PA), Dom José Luís Ascona Hermoso (OAR). Nesse período não haverá atendimento de confissões nas paróquias.

Em março, no dia 28, Quarta-feira Santa, os padres da diocese realizarão a renovação dos votos sacerdotais e o Dia de Espiritualidade no período da manhã.

A próxima reunião do Conselho de Presbíteros será no próximo dia 1º de março.

Foto: Arquivo/Assessoria/Diocese de Itapetininga