Consistório: nomeação surpreende Arcebispo de Bamako

“Positivamente surpreso”: esta foi a reação do Arcebispo de Bamako, no Mali, Dom Jean Zerbo ao tomar conhecimento de sua nomeação para Cardeal.

O anúncio foi feito pelo Papa Francisco no Regina Caeli de domingo, 21 de maio. “Dom Zerbo não esperava de fato a nomeação”, afirmou à Agência Fides o Secretário Geral da Conferência Episcopal do Mali, Pe. Edmond Dembele.

Segundo ele, “a notícia foi muito bem acolhida no país. O Presidente Ibrahim Boubacar Keïta dirigiu uma mensagem de saudação ao Arcebispo, expressando sua gratidão ao Papa Francisco. Os bispos malianos estão felizes, assim como os fieis católicos. A comunidade de Bamako expressou sua alegria com cantos e aplausos”.

O sacerdote acrescentou que os malianos viram esta nomeação de Dom Zerbo como uma mensagem do Papa Francisco dirigida em primeiro lugar à Igreja local, para que continue a missão iniciada tempo atrás e, sobretudo, para perseverar nos esforços de reconciliar o país. “Mas também é um apelo lançado a todo o Mali para sair da crise iniciada em 2012 e caminhar na estrada da reconciliação e da paz.”

Crise

Na crise de 2012, o norte do país foi conquistado por vários grupos jihadistas. A intervenção francesa, numa missão da ONU, permitiu a libertação das áreas ocupadas, mas como disse Pe. Dembele, “o Mali deve agora enfrentar um conflito assimétrico, com ataques de grupos armados contra as localidades do norte e do centro do país, que causaram forte insegurança”.