Coordenação da Pastoral da Criança participa de Encontro de Lideranças em SP

Com o tema “Vós sois Sal da Terra e Luz do Mundo” (doc 105), o encontro reuniu lideranças da Pastoral da Crianças vindas dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre eles estiveram o Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o Bispo de Amparo e referencial da Pastoral da Criança no Regional Sul 1, Dom Luís Gonzaga Fecchio, Dom Arnaldo Carvalheiro, bispo de Itapeva e Dom Fernando Antonio Figueiredo, bispo emérito de Santo Amaro. O evento aconteceu entre os dias 27 e 30 de julho, na Casa de Retiro Madre Cabrini, na diocese de Santo Amaro.

O encontro contou também com a presença de alguns padres assessores, de líderes da coordenação nacional, doutor Nelson Arns, Irmã Veneranda e equipe técnica, além de uma presença significativa de lideranças estaduais e diocesanas. A diocese de Itapetininga foi representada por Maria Elisa Lopes Carriel, coordenadora diocesana da Pastoral da Criança. Segundo a coordenadora estadual da Pastoral da Criança, no Regional Sul 1, Eunice Gomes Rodrigues, o objetivo principal foi  a atualização da Pastoral da Criança e sua ação constante na busca de sempre conferir significado ao trabalho realizado.

Ainda de acordo com a coordenadora durante o encontro foram desenvolvidos os seguintes assuntos: Novo método de acompanhamento das crianças, baseado no acompanhamento nutricional, visando alimentação saudável e boa orientação familiar; Desenvolvimento pleno infantil, em todos os aspectos e não restringindo à saúde física; necessidade de engajamento com outras pastorais e valorização do trabalho na comunidade; Orientação às coordenações para eu tenham um bom engajamento dentro de sua paróquia como elo entre Igreja e sociedade; Apresentação de novos recursos tecnológicos para facilitar o trabalho da liderança e o encaminhamento dos dados.

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, foi um dos conferencistas. No encontro, o cardeal falou sobre a importância do trabalho da Pastoral da Criança para a Igreja na linha da caridade, fruto da fé, dentro das obras de misericórdia. Um trabalho voluntário inspirado na fé e na caridade, rosto da Igreja.

Com informações e fotos da CNBB.