Coroação de Nossa Senhora marca encerramento da festa da Padroeira do Brasil

O Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul de Itapetininga , celebrou entre os dias 03 a 12 de outubro, as festividades em louvor a Padroeira do Brasil. Durante todas as noites,  aconteceu a novena de Nossa Senhora com a presença de Padres Missionários do Sagrado Coração.

O dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, foi celebrada com grande alegria e devoção pelos fiéis que lotaram as 06 missas que aconteceram durante todo o dia no Santuário.

A primeira missa foi celebrada às 6h da manhã, presidida pelo Bispo Emérito  e Vigário Paroquial, Dom Ricardo Páglia. Logo às 8h aconteceu a segunda celebração eucarística que foi presidida pelo Padre Edvaldo Mendonça, Superior Provincial do MSC. O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio celebrou a Santa Missas às 10h.

Por volta das 11h30 a comunidade recebeu os romeiros das cidades vizinhas que vieram prestar suas homenagens à Nossa Senhora e também receber uma benção especial. Ao meio dia os fiéis saíram em carreata pelas ruas das cidade, levando a imagem da Padroeira do Brasil, num gesto de carinho e manifestação de fé.

No período da tarde, Padre Leonardo Soncin da Paróquia São João Batista presidiu a Santa Missa às 14h. Já às 16h a Santa Missa foi celebrada pelo Padre da Paróquia Bom Pastor,  Pe. Luis Fernando Carvalho.

A Missa de encerramento das festividades aconteceu às 18h30 e foi presidida pelo Reitor do Santuário, Padre José Saraiva Júnior e em seguida houve a coroação de Nossa Senhora Aparecida,  que foi tomada pela emoção dos fiéis presentes e também aos que acompanharam através das redes sociais.

Na parte recreativa, houve a venda de doces e salgados pelo sistema drive-thru e a tradicional venda do bolo de Nossa Senhora. Vale ressaltar que durante toda a festividade, foram seguidos todos os protocolos de segurança recomendado pelas autoridades sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Vila Camarão, também houve a novena em honra a Nossa Senhora com a presença de Padres de Nossa Diocese. Três Missas marcaram o dia Solene. A Missa de encerramento  e coroação aconteceu às 19h e foi presidida pelo Pároco Padre Luiz Paulo Braga.

Já na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Distrito do Gramadão a novena de preparação ao dia de Nossa Senhora, também contou com a participação de Padres nossa Diocese. Na Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida teve a presença do Padre José Benedito, Vigário da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres e do Pároco Padre Diogo Fogaça.

História

Entre 1790 a 1980, imperava o Tropeirismo no Brasil. Tropeiros desbravavam o sul do país, saindo do Estado de São Paulo e iam caminhando até a cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, onde negociavam mercadorias para serem vendidas em Sorocaba. Como forma de agradecimento, os gaúchos faziam uma oração de envio dos tropeiros, invocando a proteção de Nossa Senhora Aparecida.

Durante uma viagem, no decorrer do caminho, faltando pouco para chegar em Sorocaba, pararam onde hoje está o Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul.

Em uma das viagens, um dos homens passou mal e já não tinha forças para continuar a viagem. O grupo seguiu caminho e este tropeiro aqui ficou. Para ele não ficar ‘sozinho’, recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida para lhe fazer companhia. Mas, mesmo com fé, os outros homens achavam que a morte era certa.

Então, surgiu uma mulher negra, que ajudou o homem a se alimentar. Cuidou dele por vários dias e foi embora. O homem melhorou e procurou ela mulher, mas não a encontrou.

Quando todo o grupo retornou, ouviu a história e os homens acreditaram num grande MILAGRE. A história se espalhou e muitas pessoas passaram a visitar Aparecida do Sul.

Confira algumas fotos:

Fotos: Pascom Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul / Pascom Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Vila Camarão e Pascom Nossa Senhora Aparecida Gramadão.