Notícia Destaque Notícias da Diocese

Covid-19: Dom Gorgônio anuncia novas medidas de flexibilização

Diante do último pronunciamento do Governador do Estado de São Paulo, na qual coloca a região de Sorocaba na fase amarela do “Plano São Paulo” ou seja, com menos restrições, o Bispo da Diocese de Itapetininga, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, divulgou nesta quarta-feira (12), um novo decreto, que atualiza algumas medidas de flexibilização das atividades paroquiais e pastorais em toda Diocese.

Para as celebrações da Santa Missa, será mantida as transmissões pelas redes sociais e com presença reduzida de fiéis mantendo o distanciamento recomendado e todo protocolo de higienização e segurança, fazendo uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.

Nesta fase, os padres já podem atender as comunidades de bairros rurais e urbanos, tomando todo devido cuidado, já que as Igrejas das comunidades suportam poucos fiéis. As celebrações devem acontecer no salão de festas, ou ao ar livre, evitando as aglomerações.

Grupos de Oração, Terços, reuniões pastorais e demais encontros, devem aguardar mais um tempo para retornar.

As confissões e orientações espirituais continuam normais, sendo somente atendimento individual e com hora marcada.

Cada Paróquia deve começar a reagendar os batizados evitando números grandes de pessoas numa mesma celebração. As orientações deverão ser feitas pelo Padre ou Diácono, antes de cada celebração de forma breve.Esta medida também serve para a celebração do matrimônio, respeitando o limite de pessoas na Igreja, exigência do uso das máscaras e distanciamento das pessoas e principalmente evitando os cumprimentos e abraços. O curso de noivos fica suspenso até o fim da pandemia.

Para o Sacramento do Crisma e Primeira Eucaristia,  cada Paróquia irá agendar a celebração com pequenos grupos de catequizandos para se evitar aglomerações. No Crisma o Bispo Diocesano dará ao Padre a delegação para administrar extraordinariamente este sacramento.

As festas paroquiais deverão obedecer ao sistema delivery  e/ou drive thru, evitando também aglomerações.

Que Deus nos guarde e nos proteja sempre, pela intercessão da Virgem Maria.

Confira abaixo o Decreto 51/2020.

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto