DEDICAÇÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES DE SARAPUÍ

O nosso Bispo, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, realizou neste dia 06 de setembro a Missa de Dedicação da Igreja Nossa Senhora das Dores em Sarapuí. Neste ano a Paróquia comemora seus 170 anos, e de acordo com os registros no livro tombo ela ainda não havia sido dedicada.

A cerimônia contou com a presença do pároco Pe. Elias Soares Júnior, Pe. Lorival de Oliveira, Diácono Manuel Ferreira dos Santos, Diácono Agenor de Oliveira, Seminaristas e todo o povo de Deus que lotou a Igreja.

Durante quatro meses a Igreja Matriz passou por uma grande reforma, incluindo pinturas externas e internas, nova iluminação, nova fiação elétrica, a troca do forro, restauração da pintura original no presbitério, bancos e a reforma da capela do santíssimo. Neste período as Missas estavam sendo realizadas no salão paroquial.

A celebração de dedicação deu inicio as festividades em Louvor à Nossa Senhora das Dores, que segue até o dia 15 de setembro (Dia da Padroeira). Neste dia haverá procissão e Missa com a presença do Bispo Diocesano Dom Gorgônio.

2      3      4

Dedicação da Igreja

A Igreja, desde que construída como edifício destinado unicamente e de modo estável a reunir os fiéis e a realizar os atos sagrados, torna-se casa de Deus. Por isso, de acordo com o antiquíssimo costume da Igreja, convém que seja dedicada ao Senhor mediante rito solene.

Quando a Igreja é dedicada, tudo o que nela se encontra: fonte batismal, altar, cruz, imagens, sinos, estações da via sacra, deve considerar-se abençoado e erigido com o próprio rito da dedicação. Convém que se mantenha a tradição Litúrgica Romana de encerrar sob o altar as relíquias dos Mártires ou de outros Santos. Nota-se que sejam partes dos corpos e que de tamanho tal isso seja notado e que sejam postas sob a mesa do altar, ou embaixo do mesmo.

Toda a igreja, ao ser dedicada, deve ter um Titular, que poderá ser a Santíssima Trindade, Nosso Senhor Jesus Cristo na invocação de um mistério da sua vida ou de um nome já introduzido na sagrada liturgia, o Espírito Santo, a Virgem Santa Maria igualmente em alguma invocação já introduzida na sagrada liturgia ou os Santos Anjos. Dedicar significa destinar, atribuir, oferecer, inaugurar.

5      6      7

Fotos: Fábio Isaac