Notícia Destaque Notícias da Diocese

Dia Nacional da Juventude acontece neste domingo (25) em todas as Paróquias da Diocese

Neste próximo domingo (25), toda a Igreja do Brasil celebra o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Em razão da pandemia da Covid-19, o Dia Nacional da Juventude 2020 será celebrado de uma maneira diferenciada, onde cada Paróquia de acordo com a sua realidade, irá promover uma atividade para comemorar a data.

A pandemia do novo Coronavírus., apesar de impossibilitar eventos presenciais que sempre reúnem centenas ou até mesmo milhares de jovens nas dioceses de todo o país, trouxe também uma nova concepção para o tema do DNJ desde ano: o valor inegociável da Vida, tê-la como a obra mais perfeita que Deus criou e que somos responsáveis uns pelos outros, porque estamos “no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento”, como salientou o Papa Francisco na homilia da Bênção Urbi et Orbi do dia 27 de março de 2020.

Por causa da pandemia não poderemos nos reunir, então cada Paróquia realizara uma missa com a sua juventude. A proposta eh uma missa e uma adoração“, comenta Grazzi Camargo, membro do Setor Juventude da Diocese.

No sábado (24), a equipe de coordenação se reunirá no Seminário João Paulo II em Itapetininga para a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.

As atividades para a celebração do Dia Nacional da Juventude será divulgado nas redes sociais de cada Paróquia, ou entre em contato com os responsáveis de sua Paróquia e saiba como participar.

O DNJ

O Dia Nacional da Juventude foi assumido pela CNBB, em 1985, no Ano Internacional da Juventude proclamado pela ONU, e segundo o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, Dom Nelson Francelino, “quer despertar e favorecer o protagonismo juvenil, esse mesmo protagonismo juvenil que o Papa Francisco tão bem descreveu o seu lugar na Igreja, a sua importância na Igreja, na exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit. O Papa confia nos jovens, a Igreja aposta nos jovens nessa força criativa, nessa força renovadora da juventude”.

Subsídio e tema – Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17), o subsídio do DNJ 2020 quer refletir sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus. Nessa perspectiva, os autores dos encontros querem colocar a VIDA como a obra mais perfeita que Deus criou. Porque Deus é jovem e faz novas todas as coisas.

A proposta deste ano é refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é? Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM!”. O material foi construído coletivamente e contém indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

No subsídio, há roteiros de encontros, terço missionário, Lectio Divina e visita missionária. Para o período de pandemia, a Comissão para Juventude também pensou em sugestões de encontros on-line e iniciativas de uma Pastoral Juvenil Samaritana sempre ativa, como gincana com atividades provas virtuais; vaquinha virtual como ação solidária concreta; incentivo à doação de sangue como um gesto de solidariedade. Encontros e a Lectio Divina propostos podem ser realizados em pequenos grupos de forma virtual.

Confira a programação:

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto