Neste último domingo (24), aconteceu em Itapetininga o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O encontro foi realizado na Casa de Retiros Betânia e reuniu cerca de 500 jovens de toda a Diocese.
Durante todo o encontro os jovens vivenciaram momentos de muita música, louvor, oração, pregação e Adoração ao Santíssimo Sacramento. As palestras foram ministradas pelos irmãos da Comunidade ” Fraternidade o Caminho“, onde os participantes puderam sentir uma verdadeira intimidade com Deus.
Já a música ficou por conta da Comunidade Recado de Tatuí, que trouxe aos jovens muita alegria e louvor, finalizando o encontro com um grande show católico.
A Santa Missa aconteceu no final da tarde e foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gorgônio e concelebrada pelo Pároco da Paróquia São Roque, Padre Marco Antônio Custódio, além de Diáconos e Seminaristas presentes.
Ao final da Missa, o Bispo Diocesano anunciou a pessoa de Padre Marco Antonio, como o novo assessor eclesiástico do Setor Juventude e a cidade de São Miguel Arcanjo como sede da próxima edição do Dia Nacional da Juventude em 2022.
Vale ressaltar que durante todo o encontro foi tomada as medidas de segurança conforme os protocolos sanitários como o uso obrigatório de máscaras e o não compartilhamento de garrafas de água.
O Dia Nacional da Juventude foi assumido pela CNBB em 1985, no Ano Internacional da Juventude proclamado pela ONU, e segundo o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, Dom Nelson Francelino, “quer despertar e favorecer o protagonismo juvenil, esse mesmo protagonismo juvenil que o Papa Francisco tão bem descreveu o seu lugar na Igreja, a sua importância na Igreja, na exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit. O Papa confia nos jovens, a Igreja aposta nos jovens nessa força criativa, nessa força renovadora da juventude”.
Fotos: William Furtado (Pascom Diocesana)