Diácono André será ordenado sacerdote no dia 29 de dezembro na Catedral Diocesana

“Não fostes vós que me escolhestes, eu vos escolhi e designei a irdes e dar fruto, um fruto que permaneça” Jo 15,16.

Esse é o lema escolhido pelo Diácono André Augusto, para sua Ordenação Sacerdotal que acontecerá no dia 29 de dezembro na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga.

A cerimônia será presidida pelo bispo Dom Gorgônio e concelebrada pelos nossos padres e diáconos diocesanos. A celebração também marcará a abertura no Ano Santo, definido pelo Papa Francisco como “dom da graça” a ser vivido por meio de peregrinações, indulgências e testemunhos vivos de fé. A Missa terá início às 16h na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas e seguira em procissão até a Catedral Diocesana, dando continuidade ao rito.

Rezemos pelo nosso futuro sacerdote, para que seja fiel ao seu chamado e que viva com alegria a sua vocação.

A Ordenação Presbiteral é um rito sagrado na Igreja que confere ao ordenado o Sacramento da Ordem, permitindo-lhe exercer o ministério sacerdotal. Este sacramento é um dos três graus da Ordem, os outros são a diaconia e o episcopado. O ritual é realizado dentro da celebração da Missa, o que enfatiza a centralidade da Eucaristia na vida sacerdotal.

No Pontifical Romano, livro que contém as celebrações presididas pelo bispo, a ordenação presbiteral é uma cerimônia rica e cheia de significado, que faz parte da liturgia da Eucaristia. O rito é constituído por 6 partes, que apresentam um profundo sentido teológico:

  1. Eleição do candidato: O bispo, após consultar o clero e a comunidade, anuncia o nome dos candidatos e solicita a aprovação do povo.
  2. Homilia: O bispo faz uma homilia para explicar o significado da ordenação e o papel do novo presbítero, destacando as responsabilidades e o compromisso que ele está assumindo.
  3. Propósito do eleito: O candidato é questionado sobre seu desejo de aceitar o ministério presbiteral e seu compromisso com a vida de serviço e dedicação ao sacerdócio.
  4. Ladainha: A ladainha dos santos é uma oração em que a Igreja invoca a intercessão dos santos, pedindo a proteção e a ajuda divina para o candidato.
  5. Imposição das mãos e prece de ordenação: O bispo impõe as mãos sobre o candidato, uma prática antiga que simboliza a transmissão do Espírito Santo e a conferência do ministério. A prece de ordenação é uma oração específica pedindo que o Espírito Santo conceda ao candidato os dons necessários para o ministério sacerdotal.
  6. Unção das mãos: O bispo unge as mãos do novo presbítero com o crisma, um sinal de que ele é consagrado para a celebração dos sacramentos e o ministério da palavra.
  7. Entrega da patena e do cálice: O presidente da celebração entrega a patena e o cálice ao novo presbítero, simbolizando a sua participação na celebração da Eucaristia e a sua responsabilidade de alimentar o povo de Deus com o Corpo e Sangue de Cristo.

Durante a ordenação presbiteral, o novo sacerdote é integrado formalmente no ministério sacerdotal, recebendo a missão de pregar o Evangelho, administrar os sacramentos e servir a comunidade. A ordenação é um momento de grande alegria e significado para a Igreja, pois marca a entrada de um novo membro no ministério sacerdotal.