Notícia Destaque Notícias da Diocese

Diácono João Victor é ordenado presbítero em Itapetininga

O Neo-Sacerdote João Victor dos Santos Silva, tem muitas razões para louvar a Deus, assim como toda a Igreja rende graças a Deus pela chegada de mais um filho ao presbitério, ocorrido na manhã deste último sábado (12). A Missa de Ordenação presbiteral foi presidida pelo Bispo Diocesano, Gorgônio Alves da Encarnação Neto e que contou com a presença de Padres, Diáconos, Seminaristas e familiares.

Com a capacidade reduzida devido à pandemia, a Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga, recebeu uma considerável participação dos fiéis que prestigiaram este momento de fé na vida de João Victor.

Como segundo grau da Ordem, a ordenação presbiteral ou sacerdotal é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

A primeira Missa do neo-sacerdote Pe. João Victor foi realizada na noite deste domingo (13), na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas em Itapetininga, Paróquia de origem que o iniciou na sua caminhada cristã.

Padre João Victor nasceu em 24 de abril de 1991 em Itapetininga, e foi batizado na Paróquia Nossa Senhora das Estrelas um mês depois. Toda a sua vida sacramental e pastoral, sempre na companhia de seus familiares, foi vivida na mesma Paróquia. Ainda muito novo, com cerca de 6 anos, começou a catequese para em 2002 receber a 1° Eucaristia. Juntamente com sua irmã, desempenhou a função de coroinha e depois de acólito, ajudando em diversas pastorais e movimentos da Paróquia e da Diocese. Em 2005 recebeu o Sacramento da Confirmação.

Alguns anos depois, em 2008 decidiu ir para o Seminário dos Padres Teatinos na cidade de Fartura-SP, onde terminou o Ensino Médio, e dois anos depois iniciou a faculdade de Filosofia no Centro Universitário Assunção-UNIFAI em São Paulo.

Após um período de reflexão, e buscando uma maior clareza da sua vocação e daquilo que queria para o seu futuro, decidiu sair do Seminário e em 2011 voltou para Itapetininga onde trabalhou em diversos lugares. Depois de um longo período, em 2014 decidiu voltar para o caminho vocacional, e com a resposta afirmativa do Conselho Provincial dos Padres Teatinos, voltou para o Seminário Teatino de Guarulhos, onde concluiu a licenciatura em Filosofia.

Em fevereiro de 2016 começou o Noviciado na Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos. Tempo muito importante para cada religioso, quando durante um ano inteiro, na companhia de outros noviços e guiados pelo Mestre de noviciado, percorrem um caminho de aprofundamento da história da Ordem Teatina, da Teologia que sustenta os Votos Religiosos, de temas pastorais, etc. Após este período, em 2 de fevereiro de 2017 fez a sua Primeira Profissão Religiosa, professando os Votos de Pobreza, Castidade e Obediência e incorporando-se como Irmão Leigo na mesma Ordem Teatina.

Logo em seguida da sua Profissão, o então Irmão Joao Victor foi convidado pelo seu Superior Maior, o Pe. Salvador Rodea Gonzalez, CR – Propósito Geral da Ordem dos Clérigos Regulares – a ir para Roma, para dar prosseguimento aos seus estudos.

Três anos depois, em fevereiro de 2020, fez a sua Profissão Perpetua da Ordem Teatina, sendo incorporando definitivamente e perpetuamente à mesma Ordem. No mês de junho do mesmo ano, Ir. Joao Victor laureou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. E no mesmo mês foi ordenado Diácono pela imposição das mãos de Dom Jorge Carlos Patron Wong – Secretario da Congregação para o Clero.

Desempenhou seu Ministério Diaconal na Basílica de Santo André Della Valle em Roma, sede geral da Ordem dos Padres Teatinos. Atualmente o Diácono João Victor faz um curso de pós -graduação em Teologia Moral, pela mesma Universidade Gregoriana, o qual deve concluir na metade de 2021.

Padre João Victor agora se consagra definitivamente e se disponibiliza completamente à serviço do povo de Deus.

Fotos: Pascom Paróquia Nossa Senhora das Estrelas

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto