DIOCESE CONVOCA TESOUREIROS PARA REUNIÃO NESTE SÁBADO

Os tesoureiros das Paróquias da Diocese de Itapetininga estarão reunidos neste sábado (22), a partir das 14h, no prédio da Curia Diocesana, em Itapetininga. O encontro que acontece anualmente, contará com a participação do Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, do Ecônomo Diocesano, Pe. Milton de Campos Rocha e da Secretária de Assuntos Financeiros, Carmem Aparecida Moresco. A Curia Diocesana fica localizada na rua General Carneiro, 409, no centro de Itapetininga (SP).

Segundo Carmem, a reunião tem por objetivo atualizar os tesoureiros sobre trâmites financeiros e fiscais que sofreram alterações ao longo do ano, além de prestar esclarecimentos aos presentes. Atualmente, a Diocese de Itapetininga conta com 39 tesoureiros (somando-se os dois novos das Paróquias que estão para ser instaladas).

Nesta reunião, os principais assuntos serão a responsabilidade da Diocese e do Bispo; a representação legal da instituição; funcionalidades do Conselho Administrativo Econômico (C.A.E.) e a prestação de contas das Paróquias junto ao Pároco e à Mitra; orientação sobre as construções e reformas; entre outros.

Funções

De acordo com o Estatuto do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos da Diocese (revisado em 2013), o tesoureiro é um dos membros do Conselho Administrativo Econômico (C.A.E.) nomeado pelo Pároco, que é o presidente do Conselho. Dentre as funções do tesoureiro, resumidamente, ele é um auxiliar do Pároco em tudo que diz respeito as funcionalidades administrativo-financeiras da Paróquia (ou comunidade).

Foto Ilustrativa: Divulgação/Internet