Diocese de Itapetininga celebra 23 anos de sua instalação

Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga

A Diocese de Itapetininga celebra nesta próxima segunda-feira (19), seus 23 anos de instalação. Para celebrar a data, o Bispo Diocesano Dom Gorgônio irá presidir a Santa Missa no domingo (18) às 10h e na segunda-feira (19), às 19h30, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga.

A Diocese de Itapetininga foi criada pelo Papa São João Paulo II através da Bula Pontifícia “Apostolicum Munus” em 15 de abril de 1998. Nesta mesma data o Santo Padre nomeou o primeiro Bispo de Itapetininga na pessoa de Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto CR.

A Instalação da Diocese, a Ordenação Episcopal de Dom Gorgônio e sua tomada de posse, aconteceram no dia 19 de julho de 1998 na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga/SP, em cerimônia presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom José Lambert (in memorian), saudoso Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, com a presença dos Bispos da Província Eclesiástica e Bispos de outras localidades.

Localizada no Sudoeste do Estado de São Paulo, a Diocese de Itapetininga tem uma área geográfica de 7.948 Km², abrangendo os municípios de Alambari, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Campos de Holambra,  Capela do Alto, Cesário Lange, Guareí, Itapetininga, Paranapanema,  Porangaba,  Pilar do Sul, Quadra, São Miguel Arcanjo, Sarapuí , Tatuí e Torre de Pedra.

Cidades que compõem a Diocese de Itapetininga

No início, em 1998, a Diocese contava com 320.000 habitantes distribuídos em 19 Paróquias, que compreendiam cerca de 250 Comunidades rurais e urbanas. Para o atendimento pastoral dispunha de 23 dedicados Sacerdotes e 16 Diáconos Permanentes. Estavam e continuam presentes na Diocese seis comunidades de vida consagrada feminina.

Com a Graça de Deus, a Diocese de Itapetininga celebra seus 23 anos de Instalação e hoje conta com 42 Paróquias, compreendendo 405 Comunidades49 Presbíteros102 Diáconos Permanentes e 23 Seminaristas.

O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio nos envia uma mensagem para celebrar esta data tão importante para todos nós.

“Em comunhão com os Padres, Diáconos, Religiosas, Seminaristas e todo o povo de Deus da Diocese de Itapetininga estaremos no dia 19 de julho rendendo Graças a Deus pelos vinte e três anos de nossa caminhada diocesana e de minha Ordenação Episcopal.
Sob o olhar materno de Nossa Senhora dos Prazeres, nossa Padroeira pudemos acolher e cultivar tantos dons recebidos do Coração misericordioso do Pai, que nos chama e nos envia como discípulos missionários de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo.
Somos gratos a todos os que assumem com responsabilidade, amor e dedicação à sua missão em nossa Diocese.
Rezo todos os dias pedindo a Deus sermos imbuídos do Espírito de Cristo, para quê convertidos vivamos com fé, humildade, mansidão, perseverança, fidelidade, doação, entrega, misericórdia, ardor missionário, comunhão fraterna, caridade pastoral, apaixonados por Cristo e pelo povo.
Que todos sejam Um!
Com gratidão REZEMOS uns pelos outros e que as Bênçãos de Deus sejam copiosamente derramadas sobre todos nós!
Que Nossa Senhora dos Prazeres nos acompanhe com sua materna intercessão.”

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR

Bispo da Diocese de Itapetininga.