DIOCESE DE ITAPETININGA COLETA ASSINATURAS PARA PROJETO ELEIÇÕES LIMPAS

Todas as paróquias da Diocese de Itapetininga receberam em março um formulário para recolhimento de assinaturas pelo projeto Eleições Limpas. O projeto de lei de iniciativa popular tem por objetivo afastar das eleições o abuso de poder econômico, racionalizar o sistema eleitoral, promover a inclusão política das mulheres e demais sub-representados e favorecer o uso dos mecanismos da democracia direta. A iniciativa conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outras entidades religiosas, civis e sociais.

Para participar, os fieis devem assinar o formulário e constar nome completo, nome da mãe e número do título de eleitor e informações sobre local aonde vota. Para apresentar o projeto de lei ao Congresso Nacional é necessário envio de 1,5 milhão de assinaturas. As paróquias devem enviar o documento assinado até o dia 15 de maio, próxima sexta-feira, para a Cúria Diocesana, que fica na rua General Carneiro, 409, Centro, Itapetininga.

De acordo com o Bispo diocesano, Dom Gorgônio, não é a primeira vez que a comunidade católica participa de ações como esta. O Bispo afirma em carta enviada aos Párocos, “que a Lei 9840/99 que pune a compra de votos e a Lei 135/10 (Lei da Ficha Limpa) que impede a candidatura de pessoas condenadas em segunda instância foram conquistas que contaram com a ajuda decisiva das comunidades católicas, responsáveis por mais de 85% das assinaturas obtidas.”

Para saber mais sobre o projeto de lei, acesse http://www.reformapoliticademocratica.org.br ou a Cartilha.