DIOCESE DE ITAPETININGA COMPLETA 17 ANOS DE INSTALAÇÃO

Em 19 de julho de 1998, o então Papa João Paulo II instalava a Diocese de Itapetininga por meio da bula “Apostolicum Munus”. Assim, aconteceu também a Ordenação Episcopal do primeiro Bispo da nossa Diocese, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto. A celebração em Ação de Graças pelo 17º aniversário da Diocese foi realizada no Seminário Diocesano São João Paulo II nesta segunda-feira, dia 20, e presidida por Dom Gorgônio junto à todo o Clero.

Nossos parabéns ao nosso pastor, Dom Gorgônio, e a todo Clero que com o Bispo, na presença do Espírito Santo, sustentam esta diocese com tanto amor ao próximo e à Santa Igreja!

Histórico

Contando, atualmente, com 39 Paróquias (duas a serem instaladas), a Diocese de Itapetininga é constituída por 50 Padres e 60 Diáconos e tem como padroeira Nossa Senhora dos Prazeres – instalada na paróquia mais antiga da diocese. Fazem parte da Diocese, as cidades de Itapetininga, Tatuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Angatuba, Paranapanema, Alambari, Campina do Monte Alegre, Cesário Lange, Capela do Alto, Guareí, Porangaba, Torre de Pedra e Quadra.

Sua extensão territorial é de 7.948 Km2, limitando-se com as Arquidioceses de Sorocaba e Botucatu e com as Dioceses de Itapeva e Registro. Juntamente com Jundiaí, Itapeva e Registro compõe a Província Eclesiástica de Sorocaba e a Sub-região Pastoral de Sorocaba no Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua população atual é de, aproximadamente, 450 mil habitantes.

Foto: Pe. Lorival de Oliveira Pedro