Diocese de Itapetininga participa da Assembleia das Igrejas Particulares em Aparecida

Tendo como tema central “Comunidades Eclesiais Missionárias numa Igreja Sinodal”, teve início na nesta sexta-feira, dia 14, em Aparecida, a 43ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A inspiração para o tema da 43ª edição da AIP ocorre à luz do Sínodo dos Bispos (2021 – 2023) “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, proposto pelo Papa Francisco.

Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1, explica que a finalidade da AIP é, segundo o Estatuto do Conselho Episcopal, “contribuir para a reflexão sobre a vida da Igreja, possibilitar promover trocas de experiências entre as dioceses e avaliar a aplicação das diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”.

O presidente do Regional Sul 1 também destaca que durante a AIP, “em sintonia com a CNBB nacional”, devem acontecer momentos de escuta e de encaminhamentos pastorais. “A Assembleia é onde se ouve, se faz análise da conjuntura, apresenta o tema central, comunicados das pastorais, dos organismos e, é claro, sempre pode-se propor pistas comuns de ação em vista da pastoral orgânica em nosso regional”, afirma dom Pedro.

Também como expressão de unidade, a Assembleia acontece após os arcebispos e bispos do Regional Sul 1, divididos em dois grupos, terem realizado a Visita Ad Limina Apostolorum, de 19 a 30 de setembro, em Roma, tendo como ponto alto duas audiências com o Papa Francisco.

Participam da AIP os arcebispos, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, e três agentes de pastoral designados pelas dioceses do Regional Sul 1. Todos representam a vida eclesial das seis arquidioceses e as 36 dioceses do Estado.

A realização da Assembleia das Igrejas Particulares, convocada uma vez por ano pela Presidência do Regional, é a expressão viva da comunhão, da participação e da missão eclesial no Estado de São Paulo”, ressalta o Pe.Thiago Faccini Paro, secretário-executivo do Regional.

Da Diocese de Itapetininga participa o Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, Padre Carlos Eduardo, Pe. Élcio Roberto de Góes, Luiz Felipe Nanini da Paróquia São João Batista de Itapetininga, Cláudia Leite de Moraes da Paróquia São Roque de Itapetininga e seminarista André Augusto.

A abertura da AIP acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, junto ao Santuário de Aparecida, com término previsto para às 12h do dia 16 de outubro.