Aconteceu neste último final de semana, a XII Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com participação de agentes da pastoral, vindos das oito Sub-Regiões Pastorais ou Províncias Eclesiásticas que formam o regional.
O evento aconteceu no Seminário Santo Antônio em São Pedro/SP. A Diocese de Itapetininga foi representada por casais do ECC e da Pastoral Familiar e do Assessor Diocesano Pe. Felipe Cavalheiro.
A Pastoral Familiar tem como meta uma adequada e constante evangelização da família para que, educada no amor, ela possa cumprir, entre outros, os seus deveres gerais: a formação de uma comunidade de pessoas; o serviço à vida; a participação no desenvolvimento da sociedade; e a participação na vida e na missão da Igreja. Interessada por toda e qualquer realidade familiar e da Igreja, a Pastoral Familiar é uma pastoral ampla, abrangente e age unida a outras pastorais.
Tem, contudo, a sua atuação específica e, por isso, precisa de agentes especializados. Acompanha a família cristã no seu caminho, no seu desenvolvimento e crescimento. Estrutura-se em três setores e em três campos de atuação: a Pastoral Familiar Pré-Matrimonial, que compreende as fases da preparação remota, próxima e imediata para o Matrimônio; a Pastoral Familiar Pós-Matrimonial, que provê o acompanhamento do casal e da família ao longo de sua caminhada; a Pastoral Familiar para os Casos Especiais, que se ocupa das famílias em situações de conflito, irregulares e específicas.



