Rádio Conexão Católica

Diocese de Itapetininga participa de encontro estadual da Pastoral do Menor em São Paulo

Acontece amanhã (30) em São Paulo, no Centro de Formação Sagrada Família, o 5º Encontro do Programa de Assistência Religiosa (PAR) nas unidades de internação da Fundação CASA (antiga Febem), promovido pela Pastoral do Menor do Estado de São Paulo.

Esse encontro visa formar agentes de evangelização para atuarem nas unidades da Fundação CASA, levando aos adolescentes que lá se encontram privados de liberdade, a “Boa Nova de Jesus Cristo” e viver momentos de troca de experiências do que já vem acontecendo em algumas Dioceses do Estado de São Paulo.

Pe. Júlio Lancelloti
Pe. Júlio Lancelloti – Pastoral do Menor

O ponto alto do encontro, será a palestra com o Pe. Júlio Lancelotti, um dos pioneiros da Pastoral do Menor na Arquidiocese de São Paulo, que falará aos agentes sobre Querigma e a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.

Em nossa Diocese ainda não temos a Pastoral do Menor formada, porém, existe este trabalho na Fundação CASA de Itapetininga, que é realizada aos sábados pelo Pe. André Luiz Garcia desde o ano 2.005 e hoje conta com o auxilio de um catequista de Pilar do Sul, o Sr. Ivanildo, que também está catequizando alguns adolescentes para os Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma.

Fundação CASA de Itapetininga
Fundação CASA de Itapetininga

Segundo dados da Fundação CASA, do ano de 2.012, somente no território de Itapetininga, tivemos 121 adolescentes internados na fundação, sendo em número maior, as cidades de Itapetininga (36 adolescentes) e Tatuí (54 adolescentes).

Essa realidade muito nos preocupa e queremos estar mais presentes para ajudar na conversão e recuperação destes menores.

Neste encontro, nossa Diocese estará representada pelo Pe. André Luiz Garcia e Ir. Sueli, do Projeto “Jovens pela Paz” da cidade de Pilar do Sul.

A Diocese de Itapetininga deseja ter mais agentes, pessoas interessadas em colaborar na evangelização destes jovens e suas famílias, bem como, formar a Pastoral do Menor. Quem se interessar por este trabalho, poderá entrar em contato com Pe. André através dos telefones (15) 3271-2350 ou 3272-8557.