Diocese de Itapetininga participa do 7º Encontro Nacional da Pascom

Neste último final de semana, aconteceu no Mosteiro de Itaici em Indaiatuba, a 7ª edição do Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. Realizado a cada dois anos, desde 2008, o evento foi adiado em 2020, devido às restrições da pandemia. Em 2022, o encontro teve como tema Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão, com modalidade de participação presencial e remota.

O encontro foi voltado para os agentes da Pastoral da Comunicação e todos os que estão envolvidos em atividades da comunicação (assessores de comunicação, profissionais de veículos de inspiração católica, entre outros) e na ação evangelizadora.

O tema central do 7º Encontro Nacional da Pascom fez ecoar o grande momento vivido pela Igreja com a experiência do Sínodo dos Bispos sobre Sinodalidade. Foi um momento oportuno para os agentes da Pascom pensarem sua missão à luz da convocação feita pelo Papa Francisco. Para isso, foram planejadas exposições, roda de conversa, painéis, partilhas de boas práticas para todos os participantes em modo presencial ou remoto.

Na tarde de sábado, aconteceram as Trilhas de Conhecimento a partir dos três pilares do Sínodo (comunhão, participação e missão). Os participantes, tanto presencial quanto de forma remota, puderam escolher duas atividades, uma em cada turno das trilhas.

O Mosteiro de Itaici já foi palco de momentos históricos para a caminhada pastoral da Igreja no Brasil acolhendo durante anos a Assembleia Geral da CNBB. Ali também é um centro de espiritualidade sob a condução dos jesuítas, funcionando regularmente cursos, encontros e retiros. O mosteiro possui estrutura para dormitório, refeitório, bem com ambientes para realização das conferências e demais atividades.

A Diocese de Itapetininga foi representada pelos agentes da pastoral Tiago Miranda da Paróquia Bom Jesus de Quadra, Mônica da Paróquia Sagrada Família de Tatuí e pelo assessor de comunicação da Diocese, Samuel Medeiros, além de agentes que participaram do encontro de forma on-line.