Dom Arnaldo Carvalheiro Neto é nomeado Bispo para a Diocese de Jundiaí

O Papa Francisco nomeou Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano de Jundiaí. O anúncio foi feito na manhã de quarta-feira, dia 15 de junho, pelos canais oficiais do Vaticano. (confira o link da notícia).

Dom Arnaldo, até esta data, era Bispo Diocesano de Itapeva (SP) e será o 6º Bispo da Diocese de Jundiaí.

A primeira visita oficial à Diocese de Jundiaí está agendada para os dias 27 e 28 de junho. Já a celebração de início de missão do novo Bispo está marcada para o dia 13 de agosto, às 9h, no Ginásio de Esportes Dr. Nicolino de Lucca (Bolão de Jundiaí).

Dom Vicente passa a Administrador Apostólico Diocesano

Dom Vicente Costa, atual Bispo Diocesano de Jundiaí, entregou a carta de renúncia por motivo de idade, em conformidade com a Cânon 401, parágrafo 1º  do Código de Direito Canônico, ao completar 75 anos de idade, em 1º de janeiro de 2022.

Com a nomeação de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto como Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente passa a exercer o ofício de Administrador Apostólico até o dia 13 de agosto.

O novo Bispo da Diocese de Jundiaí

Dom Arnaldo tem 55 anos. Natural de São Paulo, nasceu no dia 11 de abril de 1967. Filho do Advogado Arnaldo Carvalheiro Júnior e de Rosa Maria M. Carvalheiro, tendo por irmãos Ana Maria e Paulo José Carvalheiro.

Foi ordenado presbítero em 17 de maio de 1997, pertencendo ao clero da Diocese de Araçatuba (SP).

Como Padre, atuou como pároco nas Paróquias São Brás, em Birigui (SP) e São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro. Foi vigário na Paróquia Saint Roman na Arquidiocese de Chicago, Estados Unidos. De 2007 a 2014 foi diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília (SP). Também integrou o Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores da Diocese de Araçatuba (SP).

É graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras (UNISAL) de Lorena (1989-1991) e Teologia, pelo Instituto Teológico “Rainha dos Apóstolos” em Marília (1993-1996) com especialização em Direção Espiritual pelo Institute for Spiritual Leadership (Chicago, EUA) e em Capelania Hospitalar pela Mater Misericordie Hospital de Dublin (Irlanda). É mestre em Pastoral Couseling pela Loyola University de Chicago.

Em sua trajetória acadêmica, foi professor de Ensino Religioso, História da Filosofia Antiga e de Aconselhamento Pastoral.

Padre Arnaldo foi nomeado Bispo pelo Papa Francisco, em 4 de maio de 2016, e escolheu por lema episcopal “Servi ao Senhor com Alegria (Sl 99/100)”.

Em 17 de julho do mesmo ano, ocorreu a sua ordenação episcopal, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no Campus do Unisalesiano, em Araçatuba. Dom Sérgio Krzywy, Bispo Diocesano de Araçatuba, foi Bispo Ordenante Principal.

No dia 24 de julho, iniciou a missão como Bispo Coadjutor de Itapeva (SP), durante celebração eucarística na Catedral de Sant´Ana. A nomeação como 6º Bispo Diocesano de Itapeva ocorreu em 19 de outubro do mesmo ano.

Dom Arnaldo também é Bispo referencial da Cáritas no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Cáritas Brasileira Regional São Paulo é um organismo da Igreja para ações caritativas e de defesa dos direitos entre os mais empobrecidos. Ela também é articuladora entre às Cáritas Diocesanas.

Texto: Setor de Comunicação da Diocese de Jundiaí

Mensagem de Dom Arnaldo à Diocese de Itapeva