Dom Bertanha fala de sua visita missionária à diocese de Pemba

Durante a 81ª Assembleia dos Bispos do Sul 1, Dom José Luiz Bertanha, o então bispo diocesano de Registro (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 1, contou sobre sua visita à Diocese de Pemba que aconteceu entre os dias 6 a 20 de abril, a Diocese de Pemba, Moçambique.

A finalidade da visita missionária foi acompanhar os primeiros missionários e encontrar com os que lá estão, com Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo daquela diocese, conhecer a realidade das comunidades locais, e de tal modo, poder iniciar a presença da ação missionária Ad Gentes do Regional Sul 1 nessa diocese.

O Projeto Missionário Pemba teve início em 2015, quando o Bispo Diocesano de Pemba, Moçambique, África, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, fez um apelo aos Bispos do Episcopado Paulista para que as Igrejas do Regional Sul 1 cooperassem com aquela Diocese. Foi oficializado em junho de 2016, quando reunidos em Assembleia Regional acolheram o pedido de ajuda à Igreja da África. Em 2017 e início deste ano, foram dados os primeiros passos com o processo de conscientização missionária, campanhas de ajuda solidária e o envio de missionários e missionárias.

O objetivo do Projeto em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019), é evangelizar com alegria e ser uma Igreja discípula, missionária e misericordiosa, na força do Espírito Santo, iluminada pela Palavra, alimentada pela Eucaristia, entre os pobres, para a vida do mundo, colocando-se em estado permanente de missão e visando uma Igreja em saída na reciprocidade e gratuidade.

Acompanhe alguns momentos da viagem:

Fonte: CNBB