DOM EMÍLIO PIGNOLI FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DE XVIII CONGRESSO REGIONAL

O XVIII Congresso Regional da Pastoral Familiar já acabou, mas já começam os preparativos para a organização do próximo congresso, daqui a um ano. Dom Emílio Pignoli, Bispo que acompanha a Pastoral Familiar no Regional Sul 1 da CNBB, faz uma breve avaliação do XVIII congresso em entrevista. Confira:

Qual é a avaliação do senhor sobre o Congresso Regional da Família? Os objetivos foram alcançados?

Dom Emílio: Objetivos alcançados: incentivar a criação da Pastoral Familiar em todas as Paróquias. Além da participação de 41 Dioceses que estão envolvidas nesse propósito, faltou somente a Diocese de Registro.

O que ficou de aprendizado do XVIII Congresso?

Dom Emílio: O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer deu amplo conhecimento dos trabalhos do Sínodo Extraordinário de 2014 e o próximo que acontecerá de 05 a 20 de outubro deste ano. Todos gostaram demais de sua exposição, que foi muito prática. Também foi dado um amplo posicionamento, por dois professores especialistas no assunto, quanto à “ideologia de gênero”. Foi bastante esclarecedor.

Pensando hoje, o que seria ideal que tivesse no XIX Congresso que ainda não fez parte das outras edições?

Dom Emílio: Será na Arquidiocese de Ribeirão Preto, nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2016. Proposta de enfoque quanto à preparação ao matrimônio, envolvendo a Pastoral da Juventude e a Catequese para trabalhar a importância do “Sacramento” da Família.