DOM GORGÔNIO AOS VICENTINOS: “A FÉ SEM OBRAS É MORTA”

Neste domingo (13), os Vicentinos da Diocese de Itapetininga reuniram-se no 18º Encontro Anual Vicentino (EAVI), em Angatuba. O tema central abordado no encontro foi “Tecendo a Caridade”, tema que norteou as atividades da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) neste ano. Segundo a coordenadora diocesana do SSVP, Cristina Rodrigues, o encontro teve por objetivo “fortalecer a espiritualidade vicentina em cada participante e promover a unidade e fraternidade entre todos”.

18EAVI-2015 (2)Com início na Paróquia Divino Espírito Santo, o Pároco Pe. Rogério José Pereira recebeu os vicentinos e lhes agradeceu por seus trabalhos. Às 11h, ele concelebrou a Santa Missa que foi presidida por Dom Gorgônio, Bispo diocesano. Na homilia, Dom Gorgônio, lembrou que “a fé sem obras é morta”, fazendo referência à segunda leitura do dia (Tiago 2, 14-18).

A primeira palestra ministrada pelo confrade de Porto Feliz, Alisson Souto Carbonário, os encontristas foram levados a refletir sobre as cinco virtudes do Vicentino. “O confrade exemplificou as virtudes Simplicidade, Humildade, Zelo Apostólico, Mortificação e Mansidão”, contou Cristina, “através dos testemunhos de atuação dos confrades no dia a dia”.

À tarde, foram realizadas várias apresentações, entre elas esteve o Ministério de Dança “Amor Eterno”, uma peça teatral “A visita de Jesus” e o repentista vicentino conhecido como “Joinha”.

Ao final, o Assessor Eclesiástico, Pe. Luiz Antonio Machado de Oliveira, em sua mensagem relembrou aos confrades sobre o testemunho pessoal de cada um. Pe. Fábio de Meira também agradeceu pelo trabalho do movimento e recordou novamente que “a fé sem obras é morta”.

O próximo Encontro Anual Vicentino será realizado no dia 11 de setembro de 2016, na Casa de Retiro Betânia, em Itapetininga.

Fotos: Facebook/Carlos Roberto de Freitas