Notícia Destaque Notícias da Diocese

Dom Gorgônio celebra Missa dos Santos Óleos na Catedral em Itapetininga

O Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, presidiu na manhã deste domingo (31), Solenidade de Pentecostes, a Missa Crismal, realizada na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga. A celebração contou com a presença dos padres da Diocese, onde também fizeram a renovação das promessas sacerdotais.

Durante a celebração Dom Gorgônio realizou a bênção dos óleos sacramentais que consagrados serão utilizados nas paróquias e comunidades, na celebração do batismo, na unção dos enfermos e no Crisma.

O óleo dos catecúmenos concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados e o da Unção dos Enfermos traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de aflição.

Já o óleo do Crisma, que recorda a vinda do Espírito Santo, é perfumado e ungido na fronte dos fiéis nos sacramentos do batismo e da crisma, na palma das mãos dos diáconos a serem ordenados padres e na cabeça dos padres ordenados bispos.

A Santa Missa foi transmitida ao vivo pela página oficial da Diocese de Itapetininga, pela página do Facebook da Catedral e também pela TVI.

Vale ressaltar que durante toda celebração os sacerdotes fizeram o uso de máscaras, sentaram-se separadamente, respeitando o distanciamento. Durante a comunhão, os padres também tiveram suas mãos higienizadas conforme as orientações do Ministério da Saúde e do Decreto Estadual.

No final da Santa Missa, o Bispo Diocesano, fez uma reflexão sobre a atual situação devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, pediu para os fiéis viverem com entusiasmo, dedicação, fé, fidelidade, confiança, perseverança, amor, alegria e união.  “Graças Deus estamos superando um momento tão difícil da história da humanidade, o problema ainda persiste, dentro da nossa realidade brasileira, essa pandemia que atinge tantas pessoas, onde muitas vezes não há nem recursos para o atendimento  digno de saúde para as pessoas”, comenta Dom Gorgônio.

Destaca ainda, que é um momento difícil, e que em solidariedade as pessoas, a Igreja assume o compromisso de evitar aglomerações, manter o distanciamento, fazer o uso de máscaras, álcool em gel e que todas essas precauções são sinais de caridade e respeito para que esse mal não seja proliferado.

Dom Gorgônio também comentou sobre o Decreto Estadual que possibilita o retorno das celebrações a partir desta segunda-feira (1º),  mantendo algumas restrições de acordo com a realidade de cada município e sob as orientações do Decreto Diocesano publicado na última sexta-feira (29). A participação de  fiéis para cada celebração será de 30% da capacidade do espaço religioso, sendo obrigatório a higienização de toda a Igreja a cada intervalo de Missa.

O Bispo finalizou a Santa Missa, agradecendo todos os padres que estiveram presentes na celebração, e ressaltou que o tempo é de penitencia, de muita oração, renovar nossa espiritualidade e ter mais intimidade com Deus e que tudo voltará a normalidade.

Confira mais fotos em nossa galeria : https://diocesedeitapetininga.org.br/missa-crismal-e-bencao-dos-santos-oleos/

Aconteceu na manhã deste domingo(31), Solenidade de Pentecostes, a Santa Missa com a benção dos Santos Óleos. A celebração foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Gorgônio e contou com a presença dos padres da Diocese, onde também fizeram a renovação das promessas sacerdotais. Confira no site 👇🙏

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto