Rádio Conexão Católica

DOM GORGÔNIO DEIXA MENSAGEM SOBRE O DOMINGO DA MISERICÓRDIA

Neste II Domingo da Páscoa, celebramos o domingo da Misericórdia. Neste dia lembramos que Cristo ressuscitado nos deu a Sua vida e nos chama a ser continuadores de sua missão. “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Recebei o Espírito Santo! Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos”. Quer dizer que, Jesus nos convoca a sermos embaixadores da Sua misericórdia para promover a união, a paz e a reconciliação entre as pessoas. Possamos promover, realmente, a vida e a dignidade de todos. Cristo deu a vida por nós, nos amou e Se entregou por nós. E agora, ressuscitado está no meio de nós. Está em nós e nos diz “a paz esteja convosco” e assim, nós precisamos viver nesta paz, sermos testemunhas desse amor de Deus para promover a misericórdia, a bondade de Deus entre todos.

Este domingo, o Evangelho também nos fala quando Jesus apareceu aos discípulos naquela manhã de domingo em que São Tomé não estava com eles. E quando contaram a Tomé “vimos o Senhor”, ele não acreditou e disse “se eu não vir em suas mãos o sinal dos pregos, não puser o meu dedo no lugar dos pregos, não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei”. Na outra semana, quando a comunidade estava reunida, Jesus pôs-se no meio deles e disse “A paz esteja convosco” e depois disse a Tomé “introduz aqui o seu dedo e vê as minhas mãos, põe-te a tua mão em meu lado, não sejas incrédulo, mas homem de fé”. Respondeu-lhe Tomé: “meu Senhor e meu Deus”. Jesus diz “creste porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto”. Jesus diz, na verdade, felizes somos todos nós que cremos na Sua presença no meio de nós e acolhemos a missão de levar esse amor a todos.

Mas Tomé pode também manifestar essa grande profissão de fé. Ele não só acredita que o Crucificado está vivo, mas que ele é “meu Senhor e meu Deus”. Que a falta de fé de Tomé nos ajude também a viver a fé de Cristo Jesus presente no meio de nós. Que assim possamos continuar a missão de Jesus em nossa vida, levando a todos esse amor de Deus, sendo também misericordiosos como o Pai. Jesus é o rosto misericordioso do Pai que manifestou a Sua bondade, Sua misericórdia, nos amou e se entregou por nós, deu a sua vida e ofereceu-Se por nós e ressuscitado está em nós.

Que o Senhor abençoe a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!