Na última quinta-feira (22), na Paróquia Santa Cruz, em Tatuí (SP), foram ordenados seis novos Diáconos permanentes, que atuarão em 5 das 11 Paróquias da cidade.
A Celebração Eucarística teve início com a solene profissão de fé e com o juramento de fidelidade pelos ordenandos ainda no Salão Paroquial. Em seguida, a procissão de entrada adentrou a Paróquia Santa Cruz repleta de fieis, familiares e amigos dos ordenandos.
Durante a homilia, partindo do Evangelho do Domingo anterior, Dom Gorgônio falou sobre Jesus que olhou a multidão, cansada e abatida e teve compaixão. Chamou e enviou os apóstolos para levar e comunicar o amor de Deus a todas as pessoas. O Bispo salientou que hoje também são necessários trabalhadores para a messe do Senhor. Disse que o trabalho vocacional não visa só à ordenação de Padres, o que também é necessário e urgente, mas também é necessária outra ordem de colaboradores, que é o Diaconato. Assim, os Bispos podem contar com os padres e os diáconos como colaboradores imediatos na sua missão evangelizadora, frente aos desafios enormes de atender bem ao povo, de evangelizar, de levar o amor de Deus.
O Bispo disse que, com esse intuito, a Diocese de Itapetininga procurou incentivar a vocação diaconal, em que, após indicação dos Párocos e com o consentimento de suas esposas, os indicados puderam participar da Escola Diaconal Santo Estevão, atuando em suas Comunidades durante a caminhada formativa, que é concluída na ordenação. Assim, os Diáconos assumem o compromisso e a responsabilidade de refletir na vida o Cristo Servo, que veio para servir.
Falando sobre a liturgia do dia, Dom Gorgônio discorreu sobre Paulo que foi exemplo de doação, entrega, gratuidade e generosidade ao povo e, pedia apenas que o povo fosse fiel a Jesus. É isso que pedimos a Deus, que os Diáconos, unidos a Cristo e motivados no amor por Ele, vivendo essa paixão por Cristo e sua missão, possam colocar suas vidas no seguimento de Cristo. Antes de ser Diácono, é preciso ser discípulo de Jesus, seguir o Mestre, acolher e ouvir sua Palavra, ser aquele que está na intimidade com Ele e se faz porta-voz de Cristo, portador de sua mensagem.
Após a homilia, os eleitos manifestaram o firme propósito de se consagrarem a Deus e ao serviço dos irmãos, a exemplo de Cristo e fizeram a promessa de obediência ao bispo diocesano e seus sucessores.
A seguir, prostraram-se no chão, em sinal de profunda e humilde entrega ao Senhor, enquanto toda a Assembleia rezava e pedia a intercessão de todos os santos por eles.
Com a imposição das mãos e a prece consagratória, Dom Gorgônio conferiu o Sacramento da Ordem, no grau de Diácono a Adão Machado dos Reis, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Alecsandro Alves Farias e Anderson Tadeu Perretti, da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Fábio Rogério Vieira, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Lúcio Correa de Toledo, da Paróquia Santa Cruz, e, Valdeci Emygdio, da Paróquia Santa Rita de Cássia.
Após serem revestidos com as vestes diaconais e recebendo o livro dos Evangelhos, concluiu-se o rito de Ordenação e a Celebração continuou com a liturgia eucarística.
Ao final, representando os neo-diáconos, o Diácono Fábio fez o agradecimento a todos os presentes, no qual salientou a importância da presença do Bispo durante a formação e, pediu ao povo que rezasse pelos que foram ordenados.
Texto: Divulgação/Escola Diaconal Santo Estevão
Fotos: Valdomiro Donizete Moraes

