Dom Gorgônio instituirá dois novos leitores e acólitos e, ordenará um Diácono

Na última sexta-feira (3/03), Dom Gorgônio juntamente com o Conselho de Presbíteros aprovou o pedido dos seminaristas Leonardo Mendes Soncin para o Diaconato (transitório) e, Jean Michel de Oliveira e Rodolfo Rodrigues para os Ministérios de Leitorato e Acolitato. Leonardo será ordenado Diácono transitório no dia 15 de maio; Jean e Rodolfo serão instituídos Leitor e Acólito no dia 16 de maio, às 19h30, na capela do Seminário Diocesano São João Paulo II, em Itapetininga (SP). A ordenação Diaconal do seminarista Leonardo ainda não tem local definido.

Seminarista Rodolfo, Dom Gorgônio e Seminarista Jean

Ministério de Leitor e Acólito

O Ministério de Leitor e Acólito é o “estágio inicial” para os aspirantes a Ordenação Presbiteral. Estes ofícios ligados à liturgia tem a finalidade de dar a Deus o culto devido e prestar um serviço adequado aos fieis e, são conferidos pelo Bispo em rito litúrgico específico.

Os seminaristas Jean e Rodolfo são estudantes do 3º ano de Teologia no Seminário Diocesano.

Seminarista Leonardo

Ordenação Diaconal

“Tanto o Diácono como o Sacerdote precisam ser “homens da Palavra””, afirmou Dom Gorgônio na celebração da Instituição de Leitor e Acólito do seminarista Leonardo, no ano passado.

Leonardo foi instituído Leitor e Acólito em 9 de agosto de 2016 em uma missa no Seminário Diocesano. Atualmente, o seminarista cursa o 4º ano de Teologia.

Foto: Arquivo/Seminário Diocesano São João Paulo II